Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

Viés da negatividade

Por Priscila Conte Vieira
19 jun 2021, 14h49

Você sempre se pega imaginando o que poderia acontecer de ruim? Imagina o pior cenário das situações? Hoje vou te explicar sobre o motivo do nosso cérebro ter esse costume, que é chamado de viés da negatividade!

O primeiro ponto é compreender que as coisas sempre possuem diversos lados! Um objeto, por exemplo, se eu o iluminar, verei com claridade e todos os detalhes, se eu olhar contra a luz, vira um grande borrão de sombra. Estamos olhando para a mesma coisa, mas podemos escolher o ângulo que preferimos!

O viés da negatividade é o que faz o seu cérebro ter a tendência de focar no ruim, de buscar os problemas, de se apegar naquela única notícia ruim, mesmo em um dia onde diversas coisas fantásticas aconteceram. Saber disso, nos traz consciência, e, através dela, podemos fazer pequenas ações para treinar o nosso cérebro a focar no bom, no que funciona, no que é bonito! (Ei, não estou dizendo que é para fingir que tudo está bem e que coisas ruins não acontecem!!!! Vem ler esse texto aqui, sobre positividade tóxica x positividade real, que te conto mais sobre o assunto).

Para cada pensamento ruim, precisamos de no mínimo 3 bons, por isso existe a prática do diário da gratidão, que vai muito além de “ser apenas grato”, o que já é algo incrível em nossas vidas, mas é uma forma também de combater essa negatividade. 

Quando focamos nossa atenção no que deu errado, nosso campo de visão e nossa capacidade de resolução de problemas diminui, é como se a nossa perspectiva reduzisse e nos deixasse limitados, nosso foco fica só no obstáculo e não na solução, só por aí já temos um outro motivo, super plausível, para sempre buscar ampliar o nosso ponto de vista, tentar ver além do óbvio, procurar novas soluções e implementar diferentes hábitos na nossa vida! 

Continua após a publicidade

A nossa atenção dirige a nossa consciência! Então me conta, aonde você está colocando a sua atenção?? No que está ruim ou nas soluções? Como seria levar uma vida onde você tentasse ser 1% melhor a cada dia e vivendo mais próximo do seu bem-estar? Sim, isso é super possível! Mas é necessário reprogramar o cérebro para tal e isso exige uma constância e grande determinação!

Foque nas soluções da sua vida, não nos problemas! Foque no seu autoconhecimento e não nas crenças limitantes! Foque no seu crescimento e desenvolvimento e não naquilo que você deixou de fazer!

Vamos juntos nessa jornada, buscando olhar o lado da luz do copo e, assim, moldando o nosso cérebro para que ele possa sair do viés da negatividade e ir para a espiral da positividade!

“O sucesso não é o resultado, mas a qualidade da pessoa que somos” Maria Sirois.

Continua após a publicidade

_______________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3

Publicidade