Dieta e receitas que transformaram os hábitos de Vanessa Giácomo

A atriz conta as mudanças que fez na alimentação para melhorar seu corpo e sua saúde

Por Juliana Diniz e Aline Salcedo
Atualizado em 21 out 2024, 17h38 - Publicado em 15 fev 2018, 15h06
Vanessa Giácomo
 (André Nicolau/BOA FORMA)
Continua após publicidade

Durante suas três gestações, Vanessa Giácomo não abandonou os treinos. “Peguei mais leve, mas mantive uma regularidade. Todo dia eu fazia um pouquinho de atividade física, o que foi maravilhoso e ajudou muito na minha recuperação. A verdade é que só na primeira gestação [ela tem um filho de 9 anos, um de 7 e uma menina de 2], aos 24 anos, engordei mais. Morria de vontade de doce – e nem sou fã! Nas outras, segui direitinho as recomendações do médico, comi só o que fazia bem para o bebê e ganhei pouco peso”, conta.

Foi assim que o pão francês, que ela adorava, saiu do cardápio para quase nunca mais voltar. Para ela, é muito mais difícil segurar os desejos hoje em dia, com os filhos pequenos. “Agora, o único jeito de resistir a bobagens é não comprar nada.”

Mas Vanessa passa longe de radicalismos. Evita fritura no dia a dia, só que abre exceção quando tem uma festa infantil ou se bate uma grande vontade. “Me alimento de forma saudável e em pouca quantidade, mas não me privo de uma pizza no domingo, por exemplo”, explica.

Seu café da manhã, antes do treino, costuma ter ovos mexidos e café com leite. No almoço, às vezes come arroz e feijão, mas, se está no Projac, geralmente fica com uma fonte de proteína acompanhada por uma salada bem variada. “Comecei a optar mais por peixe durante a gravidez e peguei o hábito, o que reduziu a quantidade de carne vermelha na minha semana”, conta.

Na bolsa, carrega sempre “uma coisinha pra beliscar” – normalmente, castanhas. É uma estratégia para segurar a fome até a hora do jantar, sua refeição preferida. “Eu amo sair para restaurantes! Ai, meu deus! [risos] Às vezes não me seguro e peço uma massa. Aí, como sem culpa. Se estou em casa, consigo ficar numa sopa, mas não é uma sopa levinha, não…”

Continua após a publicidade

Por cozinhar desde os 13 anos, Vanessa se sente confortável à frente das panelas. Adoro ir para a cozinha no fim de semana, principalmente para preparar moqueca e frutos do mar, que acho leves e saborosos. Mas dizem que meu feijão é ótimo, bem temperadinho! Não tem feijão congelado em casa, não!”, garante.

Chef Giácomo

Vanessa não é de ter muitas regras na alimentação, mas segue uma à risca: tomar um copão de água (pura mesmo) todo dia em jejum logo ao acordar. Depois disso, ela espera cerca de meia hora até comer alguma coisa no café da manhã. “Eu me sinto bem melhor assim”, diz a atriz, que curte muito cozinhar e leva jeito para isso.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Seus pratos preferidos como chef são peixe grelhado com arroz de amêndoas e polvo à vinagrete (receitas abaixo). Aprenda as duas receitinhas favoritas da atriz:

Continua após a publicidade

Arroz de amêndoas

Dieta e receitas que transformaram os hábitos de Vanessa Giácomo

Polvo à vinagrete

Dieta e receitas que transformaram os hábitos de Vanessa Giácomo
(zia_shusha/Thinkstock/Getty Images)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.