Karina Bacchi mostra treinos para cada trimestre da gravidez

Nove meses de pernas para o ar? Nem pensar! Você não precisa abandonar sua rotina fitness por causa da gestação

Por Daniela Bernardi - Atualizado em 17 fev 2020, 15h13 - Publicado em 16 jul 2017, 08h00

Nove meses de pernas para o ar? Nem pensar! Encomendamos um treinamento específico que ajuda a controlar o peso, diminuir os incômodos e ainda prepara seu corpo para o parto e para quando a criança chegar. Convidamos a futura mamãe Karina Bacchi para mostrar como.

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Aos 40 anos, recém-solteira, a apresentadora Karina Bacchi levou um baita susto quando teve que passar por uma cirurgia de remoção das trompas. “Não queria mais esperar pela pessoa perfeita e decidi fazer um tratamento de fertilização.” Hoje, com quase seis meses de gestação, ela tenta controlar a ansiedade pelo primeiro filho com ioga, rezas e longos banhos com pétalas de rosa e óleo de lavanda.

Vida pacata? De jeito nenhum! “Voltei a praticar ballet fitness e pedalo em casa”, conta. Claro que a disposição não é mais a mesma. “Não agacho com a agilidade de antes e sinto saudade dos abdominais.” [risos] A necessidade de continuar ativa não é encanação de fit girl.

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Albúm/ MIAMI CHEGAMOS ! ✌🏻🌴🐶🇺🇸☀️👼🏼💋🤰🏼 já estamos colocando as pernocas pra funcionar ! Passeio matinal com #babybacchi, #foffíta e @glendagym ( look fitness super vibrante como eu gosto e com a cara de Miami 😜 🌈) @karinabacchi_mypets #karinabacchi #pregnant #babybacchi

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“Exercícios podem e devem estar na rotina de uma grávida. Eles ajudam a controlar o ganho de peso, reduzem o risco de diabetes, melhoram a retenção de líquido e trazem benefícios para a saúde do bebê”, diz Tathiana Parmigiano, ginecologista do Comitê Olímpico Brasileiro. Além disso, manter o fôlego em dia facilita o parto normal.

Mais: fortalecer pernas, costas, braços e até o assoalho pélvico (musculatura que sustenta a bexiga e o útero) diminui os incômodos típicos do período, como dores na lombar e falta de disposição.

“As opções não se restringem a caminhada e hidroginástica. Dá para seguir com seu esporte favorito, só que com algumas adaptações – evitando mudanças de direção, saltos e posições de barriga para cima”, explica o educador físico Alexandre Alves, do estúdio FitMommy, em São Paulo, que criou, a seguir, um treino específico para cada trimestre da gestação.

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Treinos para cada trimestre da gravidez

Treino para o 1º trimestre da gravidez
Sua disposição não está mais como antes e você se sente bem cansada. Na fase de fixação do embrião no colo do útero, evite qualquer exercício de impacto.

Treino para o 2º trimestre da gravidez
Aproveite enquanto a barriga não está gigante para aumentar um pouco o volume e a intensidade.

Treino para o 3º trimestre da gravidez
Prepare-se para o parto e alivie as dores na lombar. Está quase na hora!

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