Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Antidepressivos atrapalham o ganho de massa muscular?

Por Dra. Cintia Braga
15 jul 2025, 08h00
antidepressivos atrapalham o ganho de massa muscular
Antidepressivos atrapalham o ganho de massa muscular? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Os antidepressivos são medicamentos utilizados principalmente para tratar transtornos depressivos, como depressão maior, distimia, ansiedade generalizada, transtorno do pânico fobia social, transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno de estresse pós-traumático.

Eles atuam tentando reestabelecer o equilíbrio de determinados neurotransmissores no cérebro, especialmente serotonina, noradrenalina e dopamina, que estão envolvidos na regulação do humor, na motivação, no prazer e na disposição.

O uso deve ser indicado por um médico após uma avaliação clínica cuidadosa, considerando sintomas, duração, gravidade do quadro, histórico médico, presença de outras condições de saúde e uso de outros remédios.

Antidepressivos atrapalham o ganho de massa muscular?

De forma direta, não.

Entretanto, indiretamente, determinados antidepressivos podem dificultar o ganho de massa muscular devido a alguns mecanismos.

Existem remédios que podem causar um aumento de apetite, o que pode trazer como consequência o aumento do peso corporal.

Continua após a publicidade

Além disso, alguns produzem efeitos sedativos, que podem afetar a disposição e o envolvimento na atividade física.

Também há antidepressivos que podem interferir no metabolismo da glicose e da insulina, aumentando a resistência à insulina, favorecendo o acúmulo de gordura abdominal e atrapalhando a hipertrofia.

É essencial que o uso de qualquer medicação, principalmente os antidepressivos, seja supervisionado pelo médico, uma vez que a seleção desses fármacos vai depender da avaliação individual do paciente.

Algumas pessoas podem se beneficiar do efeito de estímulo do apetite gerado por alguns remédios, enquanto outros podem ser afetados negativamente.

Continua após a publicidade
Respondido por:

Dra. Cintia Braga, média psiquiatra. Instagram: @cintiabragapsiquiatria

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.