Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Qual a relação entre a prática de atividades físicas e foliculite?

Por Thiago Martins
18 jul 2025, 08h00
prática de atividades físicas e foliculite
Saiba como a prática de atividades físicas pode contribuir para o aparecimento de foliculite | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

A foliculite é uma condição que corresponde à inflamação do folículo piloso, estrutura que envolve a raiz do pelo. Ela pode ser causada por infecções bacterianas, fúngicas ou até mesmo por traumas físicos e químicos, como atrito, depilação ou irritações geradas por roupas apertadas.

O problema é caracterizado pelo surgimento de pequenas pústulas, bolinhas vermelhas ou lesões ao redor do pelo, que podem estar associadas a coceira, ardência ou leve dor local. Em alguns casos, pode ter pus.

Qual a relação entre a prática de atividades físicas e foliculite?

A prática de atividades físicas pode contribuir para o surgimento de foliculite devido a alguns fatores. Durante os treinos, a transpiração excessiva cria um ambiente úmido e quente, propício para a proliferação de bactérias e fungos.

O atrito constante causado por roupas esportivas, principalmente as mais justas, também pode irritar os folículos desencadear a inflamação.

O uso prolongado de peças molhadas ou úmidas após os exercícios é outro aspecto que pode colaborar para o aparecimento desse problema, uma vez que favorece a obstrução dos poros.

Continua após a publicidade

O que fazer para evitar a foliculite?

Existem alguns cuidados que devem ser adotados para evitar o surgimento de foliculite durante a prática de atividades físicas.

É recomendado priorizar roupas com tecidos leves e respiráveis e não muito justas, para garantir a evaporação adequada do suor e minimizar o atrito com a pele.

Após os treinos, é indicado tomar banho com sabonetes suaves, para remover impurezas e resíduos que podem obstruir os poros.

Continua após a publicidade

Outra medida necessária é evitar reutilizar roupas ou toalhas, para diminuir a exposição a microrganismos que favorecem a inflamação.

Ao optar por depilação, o ideal é realizar o procedimento com antecedência aos treinos para evitar a sensibilização dos folículos pilosos.

Por fim, manter a pele bem hidratada e cuidar da dieta para evitar excesso de oleosidade também auxiliam na prevenção.

Continua após a publicidade
Respondido por:

Thiago Martins, biomédico mestre em Medicina Estética.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.