O chocolate pode ter um alto índice glicêmico, especialmente os que têm muito açúcar e ultraprocessados. Ao consumi-lo em excesso, ele pode causar um aumento do pico glicêmico e alguns sintomas podem acontecer, entre eles, a tontura.
Além disso, alimentos como chocolate, cafeína e bebidas alcoólicas são apontados como hiperestimulantes e, por isso, podem provocar tontura e dor de cabeça, principalmente em pessoas que já têm histórico de enxaqueca ou labirintite.
Ou seja, tudo em excesso faz mal. No caso do chocolate, o consumo exagerado dele pode gerar distúrbios gastrointestinais, como diarreia, dor abdominal e náusea.
O cacau em si é um excelente alimento, sendo fonte de fibras, antioxidantes e triptofano. No entanto, é importante olhar o rótulo do chocolate, certificando-se que o cacau está entre os primeiros ingredientes e se o açúcar está no final da lista. Se for comer chocolate, o melhor é optar pelos chocolates mais amargos, dando preferência para os 70%.
Comer em torno de 30 gramas por dia de chocolate pode trazer alguns benefícios para a saúde, porém, quantidades acima disso devem ser observadas com muita atenção.
Dra. Mayara Motta, médica de família. Instagram: @dra.mayaramotta
4 exercícios de abdominal modo avançado para você fortalecer o seu core
3 variações de agachamento que você deve incluir em sua rotina de treino
8 exercícios matinais para começar o dia com energia
Horóscopo semanal: de 27 de outubro a 2 de novembro de 2025
20 ideias para um sexo mais quente