Como aplicar protetor solar corretamente e proteger sua pele do sol
A exposição excessiva ao sol sem a devida proteção pode levar ao envelhecimento precoce, queimaduras, manchas e, o mais grave, ao aumento do risco de câncer de pele.
A quantidade ideal de protetor solar que você deve passar é de, em média, 1,5 a 2 ml por cm² de pele. Isso equivale a uma colher de chá para o rosto e o pescoço.
O produto deve ser aplicado uniformemente e é preciso espalhar bem, sem deixar acúmulos e cobrindo todas as áreas do corpo expostas ao sol.
Para garantir a eficácia da proteção, não basta apenas aplicar uma vez e pensar que está completamente protegido. É recomendado reaplicar o protetor solar facial a cada duas horas, especialmente durante períodos de exposição contínua ao sol. Se você suar excessivamente ou tomar um banho de piscina/mar, é aconselhável reaplicar ainda mais frequentemente.
Para a proteção diária do rosto, é indicado um FPS de, no mínimo, 30. No entanto, além de combaterem os danos causados por raios UVB e UVB, alguns filtros solares também contam com ingredientes hidratantes, antioxidantes e até mesmo seborreguladores, proporcionando benefícios adicionais, como proteção contra radicais livres e controle da oleosidade.
Dra. Manu Jorge, dermatologista.