O creme dental não precisa fazer espuma para higienizar corretamente os dentes. O que deve promover a desorganização da chamada placa bacteriana ou biofilme oral é a escova dental e não a pasta ou gel.
Para muitos, a espuma do creme dental é sinônimo de limpeza, mas isso não é verdade. Na realidade, um creme dental que forma uma grande quantidade de espuma pode prejudicar a saúde oral, pois a espuma é resultado da presença de Lauril Sulfato de Sódio (LSS) na composição, que também é incorporado nesse tipo de produto para facilitar a limpeza e conferir sensação de frescor.
No entanto, a substância é um tipo de surfactante (detergente) que prejudica o paladar, resseca a mucosa oral e favorece a descamação epitelial, com consequente formação de saburra lingual e surgimento de mau hálito. Além disso, o LSS está relacionado ao aparecimento de aftas.
O Lauril Sulfato de Sódio também pode aparecer nos rótulos dos cremes dentais com o seu nome em inglês, Sodium Laryl Sulphate (SLS). Então, preste atenção e priorize os produtos que não contam com essa substância na composição.
Hugo Roberto Lewgoy, especialista, mestre e doutor pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
Motivação nos treinos: conheça 5 hábitos essenciais para você!
Como fazer o agachamento descalço pode ajudar no seu treino?
4 exercícios para deixar os braços durinhos
A sinergia muscular: descubra quais músculos treinar juntos
Agachamento búlgaro: entenda quais músculos são ativados durante a execução do exercício





