
A diarreia acontece quando há três ou mais episódios de evacuações com fezes amolecidas ou líquidas em 24 horas. Ao lidar com esse sintoma, é preciso tomar alguns cuidados para não agravar ainda mais o problema.
A principal causa das diarreias agudas, ou seja, com duração menor que 14 dias, é uma infecção provocada por agentes como vírus, bactérias e parasitas. Nesses casos, o sintoma costuma ser autolimitado, então, a maior preocupação é a desidratação.
Vale destacar que, quando se trata de diarreias,algumas das situações mais preocupantes são: idosos, bebês, presença de febre, sinais de desidratação grave (prostração e sonolência, por exemplo) e sangramento nas fezes.
Quais cuidados são necessários ao lidar com uma diarreia?
Quem está com diarreia deve priorizar o consumo de alimentos leves e saudáveis, como sopas, legumes, frango, água de coco e chás sem açúcar. Alimentos gordurosos, que causam gases, doces, industrializados e condimentos devem ser evitados.
Além disso, uma boa hidratação é indispensável para aliviar a diarreia. É preciso beber bastante água ao longo do dia ou até mesmo fazer uso de soros, que devem ser indicados por um profissional. Caso ocorra uma piora ou a persistência do problema, é fundamental procurar um médico.
Jordânia Alkmim Jordão, coloproctologista
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.