Continua após publicidade

Como evitar diarreia no verão? Confira os cuidados necessários

Médico revela algumas recomendações para minimizar o risco desse problema durante os dias mais quentes do ano

Por Juliany Rodrigues
5 dez 2023, 17h18

A contagem regressiva para o verão já começou e, junto dela, iniciam também os alertas para a prevenção dos surtos de diarreias e viroses. De acordo com o Dr. Nelson Cathcart Jr, é comum o aumento de casos desse problema durante os dias de calor e em períodos de fortes chuvas e enchentes (quando águas de rios e mares ficam contaminadas com o esgoto).

Por esse motivo, além de ficar atento na balneabilidade das praias, o médico afirma que é preciso redobrar as precauções na hora da alimentação e da hidratação fora de casa. Veja algumas recomendações:

  • Analise a higienização: É fundamental conferir a higienização dos produtos oferecidos e consumidos em estabelecimentos.
  • Olhe o armazenamento: Na praia, cheque onde estão armazenados os alimentos disponibilizados em quiosques ou outros restaurantes, pois, muitas vezes, eles ficam por horas debaixo do sol forte.
  • Tenha cuidados redobrados com alimentos crus ou mal cozidos: Consuma estes alimentos apenas se tiver certeza da higiene durante a manipulação.
  • Atente-se à hidratação: Ao comprar uma garrafa de água, certifique-se de que a embalagem está lacrada adequadamente. Vale lembrar que água de coco e isotônicos também podem ajudar na hidratação durante o verão.

O QUE É A VIROSE?

“Virose é qualquer infecção causada por vírus que possa trazer danos para o aparelho digestivo, como em outras partes do corpo. No inverno, são comuns nas vias respiratórias, por exemplo”, explica o médico.

As viroses que atingem o aparelho digestivo podem causar diversos desconfortos, entre eles, diarreias, dores de barriga e na boca de estômago, enjoo e vômito.

O gastroenterologista ressalta que nem sempre é fácil diferenciar uma diarreia provocada por um vírus de uma causada por bactérias. “Os sintomas da bacteriana, geralmente, são febre alta e persistente, sinais de desidratação intensa, necessidade de acordar de madrugada para ir ao banheiro e sangue nas fezes. Já nas virais, os sintomas podem começar mais intensos e, em 24 ou 48 horas, há uma tendência de melhora, bem diferente da bacteriana onde a tendência é a de piora dos sintomas graves”, afirma.

Continua após a publicidade

Se os sintomas persistirem por muito tempo ou se tornarem mais intensos, não deixe de procurar um atendimento médico.

COMO EVITAR DIARREIA NO VERÃO?

Para evitar diarreia no verão, é necessário adotar alguns cuidados, por exemplo:

  • Lavar as mãos com água e sabão ao longo do dia, especialmente antes das refeições;
  • Não ter contato com água parada;
  • Higienizar os alimentos;
  • Aumentar a ingestão de água;
  • Não frequentar praias que não são liberadas para banho;
  • Ao comer fora de casa, escolher estabelecimentos confiáveis.
Publicidade