Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento contra a depressão?

Por Vinicius Gonçalves
Atualizado em 21 out 2024, 22h28 - Publicado em 13 abr 2023, 09h00
Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento da depressão
 (freepik/Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

A fisioterapia é capaz de ajudar pessoas com transtorno depressivo por meio de diversas técnicas, como conscientização postural e respiratória, exercícios de alongamento e fortalecimento muscular e o treinamento aeróbico.

A cinesioterapia respiratória e motora é um dos principais métodos utilizados para essa finalidade, pois essa prática promove uma grande melhora da postura, adequação do padrão respiratório, além do bem-estar físico, mental e especialmente social.

O tratamento pode auxiliar na diminuição e até mesmo eliminação do uso de alguns medicamentos, mas cabe ressaltar que essa prática de aumentar e diminuir medicamentos é de uso exclusivo dos médicos. Mas o tratamento fisioterapêutico pode contribuir contra a depressão ou seus sintomas agravantes, pois trabalhamos com as partes físicas, mental e inclusive social, questões essas que são as mais afetadas pela enfermidade.

Para o tratamento de pessoas com transtorno depressivo é sempre importante trabalhar com a equipe multiprofissional, que inclui fisioterapeuta, médico, psicólogo, assistente social, nutricionistas, entre outros, conforme a necessidade individual dos pacientes. Portanto, todo profissional de saúde qualificado e apto pode atuar nesse transtorno.

Respondido por:

Prof. Me. Vinicius Gonçalves, do curso de Fisioterapia da Universidade Cruzeiro do Sul

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.