Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Quais as melhores atividades físicas para quem tem asma?

Por Dra. Michele Andreata
4 jul 2025, 08h00
melhores atividades físicas para quem tem asma
Quais as melhores atividades físicas para quem tem asma? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias que causa o estreitamento dos brônquios e dificulta a passagem do ar, levando a sintomas como falta de ar, chiado no peito, tosse e sensação de aperto no tórax. As causas envolvem tanto fatores genéticos quanto ambientais.

Os sintomas normalmente se manifestam de forma variável, podendo ser leves ou graves, persistentes ou episódicos, e se agravam principalmente diante de gatilhos como contato com alérgenos, exercício físico intenso, ar frio e poluição.

Quem tem asma pode treinar? Quais são as melhores atividades físicas para esses casos?

Pessoas com asma podem e devem praticar exercícios físicos, desde que a doença esteja controlada e orientada por um profissional de saúde.

A prática regular de atividades físicas, além de melhorar a qualidade de vida, pode contribuir para um melhor controle dos sintomas e para a saúde geral do paciente.

Modalidades aeróbicas de intensidade leve a moderada, como caminhadas, natação, ciclismo e hidroginástica, costumam ser bem toleradas.

Continua após a publicidade

A natação, em especial, é bastante recomendada, pois ocorre em ambiente úmido, o que minimiza a irritação das vias aéreas e auxilia a ventilação pulmonar.

Exercícios de alongamento, yoga e pilates, além de fortalecimentos respiratórios, também são opções interessantes para quem sofre com asma.

Quais cuidados são necessários?

Antes de iniciar atividades físicas, é fundamental fazer uma avaliação médica para garantir que a asma está sob controle e para receber as orientações adequadas.

Continua após a publicidade

Durante a prática, é importante respeitar os próprios limites, realizar aquecimento antes e desaquecimento após o exercício, manter-se hidratado e, sempre que possível, evitar ambientes com ar muito seco, frio, poluído ou com alta concentração de alérgenos.

Respondido por:

Dra. Michele Andreata, médica pneumologista da Saúde no Lar. Instagram @saudenolar

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.