O colesterol alto, ou hipercolesterolemia, se refere a níveis elevados de colesterol no sangue, especialmente o LDL, que é uma lipoproteína de baixa densidade. As causas incluem dieta rica em gorduras saturadas e trans, sedentarismo, obesidade, genética, alcoolismo, tabagismo e outras condições de saúde, por exemplo, diabetes e hipertensão.
Altos níveis de colesterol, principalmente o LDL, estão associados a um maior risco de doenças cardiovasculares, como pressão alta, aterosclerose, que é o endurecimento das artérias, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, doença arterial periférica e doença arterial coronariana, que é conhecida como o estreitamento das artérias que irrigam o coração.
O que não pode comer se você tem colesterol alto?
Para quem tem colesterol alto, alguns alimentos são contraindicados, entre eles, os ricos em gorduras saturadas e trans, como carne gordurosas ou processadas, manteiga, margarina, queijos muito gordurosos, bolachas, bolos, doces, refrigerantes, fast-foods, frituras e outros produtos industrializados.
Quais alimentos são indicados?
Alimentos ricos em fibras solúveis, como a aveia, cevada, frutas, especialmente maçãs, peras, ou as cítricas, legumes e leguminosas, por exemplo, feijões, lentilha, grão de bico, ajudam a reduzir os níveis de LDL.
Além disso, o consumo de gorduras saudáveis, como as presentes no azeite de oliva, no abacate, nas nozes e nos peixes, também contribui para a saúde cardiovascular.
Gabriel Moliterne, nutricionista do Hospital Albert Sabin de SP- HAS
O que é o exercício ‘Dead bug’ e como executá-lo
Faz natação? Saiba como evitar o ressecamento da sua pele com 3 cuidados simples
Exercícios fáceis da ioga para fazer todos os dias
Mindfulness e pensamentos negativos: como podemos despertar
O que é “insistência” no treino de musculação?





