Qual a relação entre perda de peso rápida e dor nas costas?
A perda de peso acelerada pode favorecer o surgimento de dores nas costas quando ocorre sem planejamento adequado. Em muitos casos, esse emagrecimento rápido vem acompanhado de perda de massa muscular, incluindo músculos fundamentais para a estabilidade da coluna.
A musculatura do core — que envolve abdômen, paravertebrais e pelve — exerce papel essencial no suporte e na proteção da coluna vertebral, especialmente da região lombar.
Dietas muito restritivas, uso inadequado de medicamentos para emagrecimento e a ausência de exercícios de fortalecimento muscular podem levar a desequilíbrios musculares, alterações posturais e maior sobrecarga das articulações da coluna.
Além disso, déficits nutricionais, como ingestão insuficiente de proteínas, cálcio e vitamina D, podem comprometer a saúde muscular e óssea, aumentando a predisposição à dor e a lesões.
Mudanças rápidas na composição corporal também alteram o centro de gravidade, exigindo adaptações posturais abruptas que nem sempre são bem toleradas pelo sistema musculoesquelético.
Daniel Oliveira, médico ortopedista mineiro especialista em coluna vertebral e sócio do NOT
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Mountain climber ou “escalador”: o exercício “simples” que ajuda a secar a barriga
Quais máquinas da academia ajudam a perder barriga?
Para que serve a mesa flexora na academia?
Por que fazer musculação e aeróbico para perder peso?
Resolução 2026: como conquistar a constância nos treinos e não desistir





