
Não é recomendado praticar atividades físicas com dor de garganta. Geralmente, esse sintoma indica que o corpo está enfrentando uma infecção, que pode ser viral ou bacteriana. E, nesse estado, o sistema imunológico já está demandando energia para se recuperar.
Assim, os exercícios físicos, que exigem um esforço adicional, podem acabar sobrecarregando o organismo, dificultando a melhora.
Além disso, a atividade pode agravar a inflamação, prolongar os sintomas ou até mesmo favorecer complicações.
Se a dor de garganta estiver associada a outros sintomas, como febre, tosse com secreção, dificuldade para respirar, fraqueza intensa ou dores no corpo, é totalmente contraindicado treinar.
Também deve-se evitar os exercícios físicos se houver suspeita de infecções que possam comprometer o coração, como uma faringite estreptocócica, que pode evoluir para febre reumática.
Ao sentir dores de garganta, é fundamental adotar medidas que promovam conforto e auxiliem na recuperação. O repouso é importante para permitir que o sistema imunológico combata a infecção.
Além disso, é necessário redobrar os cuidados com a hidratação e optar por alimentos leves e mornos, que sejam fáceis de deglutir.
O uso de analgésicos ou anti-inflamatórios pode ser indicado para controlar o desconforto, mas apenas com orientação médica. Durante esses momentos, evite se expor a fatores irritantes, como ar-condicionado, fumaça de cigarro ou ambientes secos.
Michele Andreata, médica pneumologista da Saúde no Lar. Instagram: @saudenolarmg
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.