Por que tenho vontade de chorar do nada?
A vontade de chorar do nada sugere uma situação em que a pessoa passa por um momento da vida onde se está “à flor da pele”. O choro, nesse caso, deve ser tomado como um sinal de que algo importante precisaria ser cuidado, como um sinal dessa fragilidade que clama por atenção. Mudanças hormonais também levam à uma desregulação que pode deixar a pessoa mais sensível, é uma situação comum para algumas mulheres que sofrem com as alterações do ciclo menstrual, por exemplo. Então, essas duas vertentes devem ser consideradas.
A primeira coisa a se fazer quando estiver sentindo isso é se perguntar o que está acontecendo na vida naquele momento. Pode ser que o cotidiano esteja muito estressor, o dia a dia muito pesado, com muitas responsabilidades. Pode ser que a pessoa esteja se sentindo sem saída e sem condições da dar conta de tudo. Nessas horas, pode ser importante reconsiderar as prioridades, o que pode ser deixado de lado, talvez umas férias do trabalho. Por outro lado, vale pensar, sobretudo se for mulher, se há alguma alteração hormonal relevante.
Às vezes, esse tipo de “parada para refletir como está a vida” já ajuda a reorientar para o que precisa ser feito para cuidar de si. Se ela não for suficiente, considere procurar ajuda de um psicólogo ou psicanalista de confiança, pois um bom processo psicoterapêutico será fundamental para encontrar as respostas e cuidar de si de forma efetiva.
Ronaldo Coelho, psicólogo e professor de psicanálise.