O triathlon é um tipo de esporte três em um: ele envolve, ao mesmo tempo, natação, ciclismo e corrida. Dentre as provas e campeonatos existentes, o evento mais famoso talvez seja o Ironman — 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42,195km de corrida em um mesmo dia!
É de se imaginar, então, que os atletas precisem de muita preparação para conseguir completar um desafio como esse. E isso inclui não só horas intermináveis de treino, como também envolve planos alimentares e cuidados mentais. Caso contrário, os malefícios podem superar os benefícios da atividade física. “Um esporte de alto rendimento pode aumentar os níveis agudos de biomarcadores sanguíneos — usados para diagnosticar doenças”, explica a médica @drageorgiazattar, que é uma triatleta.
Para você entender melhor, quanto maior o valor de um biomarcador, maior a gravidade de uma determinada condição ou doença. Um estudo publicado na revista científica Plos One, inclusive, analisou o sangue de 30 triatletas depois de competições. E encontrou biomarcadores relacionados a problemas cardíacos (entre eles, o infarto!), além de sobrecarga nos rins.
“Uma das causas seria o estresse oxidativo presente no organismo, que acontece com a prática de esportes de alto rendimento”, diz a especialista. “E o triathlon é um dos que mais causam lesões. As pesquisas científicas relatam frequências entre 37% e 91%.”
Dessa forma, é preciso planejar bem a periodização dos treinos e não se esquecer de inserir um momento de descanso na rotina!