BOA FORMA responde Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Quais os riscos em realizar uma prova de triatlo?

Boa Forma responde suas dúvidas

Por Da Redação
7 abr 2021, 19h00

O triathlon é um tipo de esporte três em um: ele envolve, ao mesmo tempo, natação, ciclismo e corrida. Dentre as provas e campeonatos existentes, o evento mais famoso talvez seja o Ironman —  3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42,195km de corrida em um mesmo dia! 

Publicidade

É de se imaginar, então, que os atletas precisem de muita preparação para conseguir completar um desafio como esse. E isso inclui não só horas intermináveis de treino, como também envolve planos alimentares e cuidados mentais. Caso contrário, os malefícios podem superar os benefícios da atividade física. “Um esporte de alto rendimento pode aumentar os níveis agudos de biomarcadores sanguíneos — usados para diagnosticar doenças”, explica a médica @drageorgiazattar, que é uma triatleta. 

Publicidade

Para você entender melhor, quanto maior o valor de um biomarcador, maior a gravidade de uma determinada condição ou doença. Um estudo publicado na revista científica Plos One, inclusive, analisou o sangue de 30 triatletas depois de competições. E encontrou biomarcadores relacionados a problemas cardíacos (entre eles, o infarto!), além de sobrecarga nos rins. 

“Uma das causas seria o estresse oxidativo presente no organismo, que acontece com a prática de esportes de alto rendimento”, diz a especialista. “E o triathlon é um dos que mais causam lesões. As pesquisas científicas relatam frequências entre 37% e 91%.”

Dessa forma, é preciso planejar bem a periodização dos treinos e não se esquecer de inserir um momento de descanso na rotina!

Publicidade
Publicidade