
O metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem no nosso corpo para manter as funções vitais. Esse processo envolve a quebra de alimentos e nutrientes, como carboidratos, proteínas e gorduras, para gerar energia, e síntese de compostos necessários à construção e manutenção das células.
Qual é o principal exame para avaliar o metabolismo?
O exame mais preciso para avaliar o metabolismo é a calorimetria indireta. Ele é feito através da respiração em um equipamento que mede a quantidade de oxigênio consumido e a de dióxido de carbono eliminada.
Com base nesses dados, o gasto energético em repouso (GER) é calculado, medindo quantas calorias o organismo consome para manter as funções básicas em repouso absoluto.
Em quais casos esse exame é indicado?
A calorimetria indireta é indicada em diversas situações, entre as principais:
- Avaliação de obesidade ou dificuldades para perda de peso;
- Desnutrição;
- Doenças metabólicas;
- Planejamento nutricional personalizado;
- Pacientes em UTI ou internação prolongada.
Quais são os exames que podem complementar a calorimetria?
Para uma avaliação metabólica completa, outros exames podem ser solicitados em conjunto com a calorimetria, por exemplo, exames de sangue, para avaliar glicemia em jejum, hemoglobina glicada, perfil lipídico, função da tireoide, vitaminas e minerais e outros parâmetros importantes, e exames de imagens, como ultrassonografia abdominal, densitometria corporal por DEXA, ressonância magnética e tomografia.
Helio Magarinos Torres Filho, patologista clínico e diretor médico do laboratório Richet, da Rede D’Or.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.