Quem pode doar medula óssea?
A medula óssea consiste em uma substância gelatinosa presente no interior dos ossos capaz de produzir as células sanguíneas, glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos. Quando o paciente recebe a medula óssea ou células tronco hematopoéticas, o organismo passa a produzir essas células de forma saudável novamente. Por isso, a doação de medula óssea pode ser essencial para curar doenças como leucemia, linfomas e alguns tipos de anemias.
Para doar medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ser portador de doenças infecciosas ou incapacitantes, câncer, condições hematológicas ou do sistema imunológico. É válido ressaltar que cada caso deve ser devidamente analisado.
Se você quer se tornar um doador voluntário, acesse site do REDOME e verifique a unidade de cadastramento mais próxima da sua localização. Nesse local, será feita a apresentação de um documento chamado Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para cadastro no REDOME e uma amostra de sangue para tipagem HLA (antígeno leocicátio humano) será coletada. Os resultados ficam cadastrados no REDOME para buscas de compatibilidade com que necessita de doações.
Dr. Roberto Luiz da Silva, hematologista na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo