Quais os requisitos para que a mulher possa ter uma gravidez independente?
A mulher que deseja engravidar, seja de forma independente ou mesmo quando casal, deve ter sua saúde bem avaliada. Não pode ter doença crônica descompensada, como diabetes, hipertensão ou distúrbios da tireoide.
Deve iniciar o uso de vitaminas de preparação à gestação e também é recomendável uma consulta com nutricionista ou nutrólogo.
Existe um perfil bastante típico para as mulheres que desejam realizar a chamada “produção independente” ou a “gravidez independente”.
Normalmente, são mulheres na faixa acima dos 35 ou 40 anos, solteiras ou que já foram casadas anteriormente, com alto nível educacional (superior ou pós-graduadas) e que ocupam posições de chefia ou comando nas suas áreas profissionais (gerentes, supervisoras, empresárias ou c-level).
Idealmente, a mulher deve ter menos de 50 anos e tratar alguma doença crônica que não esteja controlada. Acima desta idade, os riscos para a gestação devem ser analisados em pormenores com o médico obstetra.
Também é válido lembrar que ter uma rede de apoio para ajudar nos cuidados com a criança após o nascimento é fundamental.
Essa mulher vai retornar às suas atividades profissionais após o nascimento do bebê e irá precisar de ajuda nos cuidados, seja de babá, amigos, familiares ou mesmo de algum novo companheiro ou companheira de relacionamento.
Dr. Fernando Prado, médico ginecologista obstetra e especialista em reprodução humana. É diretor clínico da Neo Vita e coordenador médico da Embriológica.