Tem como engravidar mesmo tomando anticoncepcional?
O anticoncepcional oral é muito eficaz, ou seja, apresenta uma eficácia de 99,7% quando usado corretamente. Isso significa que menos de 1 em cada 100 mulheres que tomam a pílula engravidariam em 1 ano. Entretanto, é importante saber que não existe método 100% eficaz, sendo que todo método apresenta taxa de falha. Então, é possível sim engravidar mesmo tomando anticoncepcional.
Existem diversos fatores que podem diminuir a eficácia do contraceptivo, por exemplo, esquecimento e o uso em horário irregulares, que acabam fazendo como que os níveis hormonais não permaneçam consistentes o suficiente para evitar a gravidez. Além disso, a presença de vômitos, principalmente logo após tomar o anticoncepcional, também interfere. O início de uma nova cartela na data correta é outro aspecto importante para garantir a eficácia.
Vale lembrar que alguns medicamentos podem reduzir a eficácia do anticoncepcional, como é o caso de certos antibióticos como a rifampicina, o antifúngico griseofulvina e os anticonvulsivantes carbamazepina, fenobarbital, fenitoína, topiramato e lamotrigina. Sendo assim, se fizer uso desses medicamentos junto com o anticoncepcional, é preciso aliar ao uso da camisinha feminina ou masculina para evitar gravidez indesejada. Por isso, é importante conversar com o seu médico.
Dra. Elisabete Lilian Dair, ginecologista e professora do curso de Medicina da Universidade de Franca – Unifran