O câncer é um termo genérico usado para definir o crescimento desordenado agressivo e incontrolável das células, escapando dos mecanismos de defesa do organismo. Isso acontece por um defeito na estrutura do DNA das células, resultado da interação entre fatores genéticos em algumas populações e a exposição aos agentes externos.
Quais os tipos de câncer mais perigosos?
Alguns tipos de câncer são considerados mais perigosos por estarem em localização de difícil acesso ou perto de estruturas vitais ou pelos sintomas e complicações que podem causar, por exemplo, os que se desenvolvem no sistema nervoso central.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os tipos de câncer que causam um maior número de mortes são pulmão, cólon, fígado e mama.
Como evitar o câncer?
Para prevenir o câncer, é fundamental controlar principais fatores de risco, entre eles, tabagismo, abuso de álcool, dieta inadequada e sedentarismo.
Tratamento do câncer
Alguns tipos de câncer têm uma grande chance de serem curados, se detectados precocemente e tratados adequadamente. O diagnostico correto é essencial, uma vez que cada tipo de câncer precisa de um tratamento específico e integral. As medidas mais usadas são a cirurgia, a quimioterapia, a radioterapia, a imunoterapia e o transplante de medula.
Dra. Andrea Perez, médica cirurgiã geral e cirurgiã oncológica da Clínica Sartor.