Treinar ajuda a eliminar estrias?
Estrias são um tipo de “cicatriz” que se forma quando a pele é esticada de forma muito rápida e intensa. Diferente de outras cicatrizes que podem ficar altas, a estria é “atrófica”, ou seja, fica mais fina, um pouco afundada e com coloração diferente da pele ao redor.
Elas se formam porque, nessas situações de “esticão” súbito (como no crescimento na adolescência, na gravidez, no ganho de peso ou no ganho rápido de massa muscular), as fibras de colágeno e elastina (que dão sustentação e elasticidade à pele) se rompem.
Inicialmente, aparecem como linhas avermelhadas ou arroxeadas (estrias recentes) e, com o tempo, ficam esbranquiçadas e mais profundas (estrias antigas).
Treinar ajuda a eliminar estrias?
Treinar ajuda a eliminar estrias, mas isso acontece de maneira indireta. A atividade física sozinha não “apaga” as estrias já formadas, mas é uma grande aliada por alguns motivos, como a melhora da circulação e da saúde da pele, o controle do peso corporal e a tonificação.
O exercício aumenta o fluxo sanguíneo, levando mais nutrientes e oxigênio para a pele. Isso pode melhorar sua textura, firmeza e qualidade, deixando as estrias menos evidentes.
Manter um peso estável e tonificar os músculos ajuda a evitar novas distensões bruscas da pele, prevenindo o surgimento de novas estrias. Além disso, uma pele sobre músculos tonificados fica com um aspecto mais uniforme.
O exercício é excelente para prevenir novas estrias e para melhorar o aspecto geral da pele, mas não é um “remédio” para as que já existem.
Dra. Irene Rabelo, dermatologista do Hospital Quali Ipanema.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.





