Whey protein faz mal?
O whey protein é um suplemento proteico feito a partir da proteína extraída do soro do leite. É um composto proteico que tem aminoácidos, que apresentam uma vantagem por serem rapidamente absorvidos pelo nosso corpo e participam ativamente na formação do músculo e dos tecidos do nosso corpo.
Inicialmente, o whey protein foi lançado apenas para atletas, a fim de construir os músculos. No entanto, hoje, ele pode ser indicado em outros casos também, por exemplo, para pessoas desnutridas, ajudando no ganho de massa magra, para idosos e existem trabalhos mostrando que ele pode até mesmo ajudar na cicatrização de feridas.
Por ser um suplemento proteico, a quantidade que se deve tomar não é igual para todo mundo. Então, precisa ser avaliado a massa corporal, o objetivo, a existência de doenças prévias e outros aspectos de cada paciente. Tudo isso deve ser levado em consideração para que o whey seja utilizado da forma correta e segura. É importante frisar a necessidade do acompanhamento de um profissional para que ele te mostre a quantidade correta que você tem que tomar.
No geral, o whey, por si só, não traz risco nenhum à saúde. No entanto, se utilizado exageradamente, pode provocar problemas, principalmente, nos rins. Por esse motivo, pessoas que já sobre com doenças nesses órgãos precisam ter cuidados redobrados com o consumo desse complexo proteico e não devem tomá-lo sem liberação médica.
Dr. Henrique Carrascossi, médico nefrologista com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e Associação Médica Brasileira