Priscila Conte Vieira: a psicóloga especialista em psicologia positiva é a nova colunista da BOA FORMA Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!

Como lidar com a ansiedade?

Por Priscila Conte Vieira Atualizado em 7 ago 2021, 10h21 - Publicado em 7 ago 2021, 08h00

Você aí, está se sentindo mais ansioso, preocupado com coisas do futuro, inquieto com algumas decisões a tomar? Vem ler esse texto que vou te dar dicas práticas para você aprender a lidar com a ansiedade!

Primeiro de tudo eu preciso de falar que todos os seres humanos sentem ansiedade, é algo normal e esperado. Porém, quando se torna algo que gera sofrimento e impacta a sua vida negativamente, é necessário tomar algumas providências!

A ansiedade nada mais é que o pensamento focado para o futuro, com preocupações e agitações. Lembra de quando você tinha um passeio legal na escola e ficava ansioso? Que antes de dormir ficava agitado pensando em como seria legal? Pois é, essa é a ansiedade “normal”. Porém, quando temos ela mais elevada, essas preocupações podem vir juntas de uma inquietação física, alteração dos batimentos cardíacos, sudorese, cansaço e pode se tornar um distúrbio.

Também é importante falar sobre as crises de ansiedade, que são momentos em que a ansiedade sai do controle e parece que toma conta por inteiro da pessoa que está a sentindo. Pode parecer bobeira para quem nunca teve, mas é algo muito sério e intenso, pois ocorre falta de ar, o coração parece estar saindo pela boca, gera uma incapacidade de lidar com a situação, ocorrem pensamentos intrusivos e distorcidos, choro, medo e pode ocorrer sem que haja um problema de fato, mas uma ameaça na cabeça de quem está passando por isso. 

Por acaso, se você está tendo crises de ansiedade ou está se sentindo ansioso a maior parte do tempo, te sugiro buscar ajuda psicológica, afinal, o tratamento é subjetivo e muito individual. Mas, para hoje, vou dar algumas dicas simples e rápidas para você aplicar na sua vida e lidar melhor com a ansiedade.

1 – Aprenda a fazer a respiração diafragmática (ela te auxilia a controlar a ansiedade e te ajuda a focar no momento presente. É só inspirar contando até 4, segurar o ar por 2 segundos e soltar o ar, pela boca, em 4. Faça isso diversas vezes)

2 – Compreenda o que está ocorrendo (perceba se tem algum motivo para você estar se sentindo mais ansioso. Por exemplo, se você estiver passando por um momento de mudanças, é claro que pode se sentir mais ansioso, e está tudo bem)

3 – Acolha seus sentimentos (lembre-se que você não é o seu sentimento e que ele vai passar, mas para isso, você precisa se permitir sentir, acolher todas as sensações, para que elas possam ir embora com facilidade e leveza)

Continua após a publicidade

4 – Relaxe seu corpo (já é certo de que corpo tenso só piora o seu estado psíquico de ansiedade, portanto, você precisa relaxar! Vale se exercitar para liberar endorfina, tomar um banho quentinho, passar creme corporal, ganhar uma massagem, pausar e ler um capítulo de um livro…)

5 – Foque no momento presente (lembre-se, a ansiedade está voltada ao futuro, então centrar no momento presente tende a auxiliar muito nesses momentos. Perceba quais são os sons ao seu redor, os cheiros, os sabores na sua boca, o que você observa no ambiente em que está e busque segurar uma almofada ou algum outro objeto fofinho para você abraçar e se sentir acolhido)

Dica bônus: assim como tudo na vida, o melhor tratamento para a ansiedade é a prevenção! Levar uma vida saudável, com qualidade de vida, com tempo de descanso, com organização e rotina, com pró-atividade e determinação, com a prática de exercícios físicos e lidando com os seus sentimentos no dia a dia, vai te auxiliar e muito para manter esse ritmo com leveza!

Mas ei, nunca é tarde para começar, para implementar novos hábitos ou pedir ajuda! Afinal, estamos vivendo momentos que nos geram mais ansiedade e é possível realizar várias técnicas para auxiliar a passar por essas dificuldades!

Eu mesma sou uma pessoa ansiosa e já trato isso há anos. Hoje em dia, passei a controlar a minha ansiedade e a não ser mais controlada por ela. Foi uma linda jornada de autoconhecimento, que hoje me fortalece muito e consigo levar uma vida muito mais tranquila! Então, se você também quer chegar nesse estado de conseguir controlar a sua ansiedade e não o contrário, comece agora mesmo a implementar os passos que te ensinei acima!! Vamos juntos nessa jornada!

________________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Continua após a publicidade

Publicidade