Psicólogo, pra quê?
Em nossa vida, enfrentamos momentos de desafios e autodescoberta, onde a presença e o apoio de um psicólogo pode ser insubstituível. Neste Dia dos Psicólogos (27 de Agosto), convido vocês a refletir sobre a importância desse profissional para o autoconhecimento, crescimento pessoal e bem-estar. Afinal, eles se tornam guias essenciais, oferecendo apoio emocional, insights profundos e estratégias para enfrentar nossos dilemas internos.
Mas quando é o momento certo para buscar ajuda de um psicólogo? E como exatamente a terapia funciona?
A decisão de procurar um psicólogo não tem um único fator, mas sim a percepção de sinais e sentimentos que nos alertam para a necessidade de ajuda. Se nos encontramos frequentemente sobrecarregados por tristeza persistente, ansiedade ou emoções que parecem avassaladoras, esse pode ser um momento para considerar a terapia.
Assim como a vontade de se conhecer melhor e buscar ser a nossa melhor versão. Quando a capacidade de lidar com situações cotidianas se torna desafiadora e nos sentimos incapazes de encontrar soluções ou queremos descobrir formas de lidar que possam ser mais leves, a terapia pode oferecer ferramentas para desenvolvermos estratégias mais eficazes.
A psicoterapia é um processo em conjunto entre o paciente e o psicólogo. No começo, o psicoterapeuta ajuda a construir um relacionamento de confiança, onde você se sente à vontade para compartilhar seus sentimentos e experiências. Ao longo das sessões, você explorará pensamentos, emoções e comportamentos, identificando padrões e compreendendo as origens de suas dificuldades.
O psicólogo usará abordagens terapêuticas específicas, como terapia cognitivo-comportamental, psicoterapia psicodinâmica ou outras, e o objetivo é capacitar você com ferramentas e estratégias para lidar com seus desafios de forma mais saudável e construtiva.
Buscar ajuda de um psicólogo não é um sinal de fraqueza, mas sim de coragem e autocompaixão. Ao fazer isso, você está investindo em sua saúde mental e emocional, construindo um caminho mais consolidado para o bem-estar e a realização pessoal. Se você ou alguém que conhece está enfrentando dificuldades emocionais, lembre-se de que a ajuda está disponível e que os psicólogos estão aqui para oferecer apoio ao longo dessa jornada.
Nesse dia especial, como psicóloga, quero trazer três dicas fundamentais que se entrelaçam nessa jornada conjunta entre minha profissão e meu eu no papel de paciente:
1
Nada muda se não mudarmos. Sejamos intencionais em nossa vida, saiamos do automático e cultivemos a consciência de nossos atos.
A presença de um psicólogo em nossa vida é uma oportunidade de evoluir as limitações que, muitas vezes, nós mesmos nos impomos. E toda mudança começa dentro de nós, a transformação é possível quando nos tornamos conscientes de nossas ações e escolhas. O psicólogo nos guia nessa jornada, incentivando-nos a sair do piloto automático, a criar intencionalidade e a moldar uma vida alinhada com nossos verdadeiros valores.
A maior barreira para o controle do estresse e autocuidado é a falta de autocompaixão. Aprendam a se tratar com a mesma gentileza que tratariam um amigo querido.
A busca pelo bem-estar emocional é uma jornada repleta de autocrítica e julgamento próprio. O papel do psicólogo é iluminar a importância da autocompaixão nesse processo. Enquanto orienta o desenvolvimento de estratégias para gerenciar o estresse e priorizar o autocuidado, o psicólogo nos encoraja a nos tratarmos com a mesma gentileza que falaríamos com um amigo querido. Essa abordagem nos permite aprender e crescer a partir de nossas falhas, ao invés de sermos abatidos por elas.
3
Avaliem se a rotina os aproxima ou os afasta dos seus sonhos. A maneira como vivemos nossos dias é como vivemos nossas vidas como um todo.
A jornada em conjunto com um psicólogo também nos ajuda a ir em direção a uma vida mais autêntica e realizadora. O profissional nos incentiva a analisar se nossas escolhas e ações nos estão aproximando ou afastando dos sonhos que almejamos. Essa reflexão constante se torna uma ferramenta poderosa, à medida que o psicólogo nos guia para uma maior consciência sobre o impacto de nossas rotinas em nosso bem-estar geral.
Neste Dia dos Psicólogos, celebramos não apenas os psicólogos, mas também a maravilhosa troca entre esses profissionais e nós mesmos, em nossa busca pelo autoconhecimento e felicidade. Se você está enfrentando desafios emocionais, lembre-se de que a ajuda está ao seu alcance e que os psicólogos estão aqui para oferecer suporte e guiança ao longo dessa jornada única e transformadora.
________________________________________________________________________
Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)
Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3