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Treinar de tarde alivia o estresse e equilibra a rotina, aponta estudo

Esta pode até não ser a opção mais viável para muitos, mas treinar de tarde tem benefícios diferentes de se exercitar pela manhã ou noite

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 29 jun 2023, 20h53 - Publicado em 21 jul 2023, 10h00

Sabemos que, por muito tempo, treinar de tarde era algo totalmente fora da realidade de muitas pessoas que passavam o dia trabalhando fora. Contudo, com várias empresas adotando o modelo remoto ou híbrido atualmente, isso se tornou um pouco mais possível.

Além de ser um período em que a academia fica mais vazia – o que otimiza o desempenho no treino, já que você não precisa ficar esperando sua vez para usar os  aparelhos –, praticar atividades físicas nesse período ainda oferece alguns benefícios diferentes de se exercitar pela manhã ou noite. Veja, a seguir, quais são eles, de acordo com a ciência.

Benefícios de treinar de tarde

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Alívio eficiente do estresse

Treinar no período da tarde, como no horário do almoço, por exemplo, é uma ótima maneira de aliviar o estresse para voltar ao serviço mais leve. Além disso, essa “quebra” na rotina interrompe o dia de trabalho, ajudando a voltar de forma mais focada e revigorada.

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Porém, se você tende a ficar com pouca energia e preguiçoso à tarde, considere adiar o treino para depois do almoço, com um treino no final da tarde.

É o que sugere um estudo publicado no Journal of Physiology, que descobriu que se exercitar entre as 13h e 16h pode ajudar a recuperar a energia e a melhorar o foco.

Assim, treinar de tarde pode ser muito melhor do que apenas tomar uma xícara de café para despertar o corpo e o cérebro, te tornando mais produtivo para terminar o dia de trabalho.

Dica: se você tem pouco tempo nesse período, mas quer potencializar a queima de gordura, experimente fazer um treino Tabata, que envolve sessões de 20 segundos de força e 10 segundos de descanso.

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Oferece equilíbrio para a rotina

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Os treinos da tarde tendem ser o equilíbrio entre os extremos dos treinos da manhã e da noite.

Isso porque, ao contrário do período matutino, nesse horário seu corpo já está mais alerta, o que ajudará a te impulsionar no treino e gerar um melhor rendimento.

Além disso, no caso do treino depois do almoço, você terá níveis ideais de energia por digerir a refeição antes e ainda não está morrendo de fome para o jantar.

Por fim, se acordar cedo não é com você, essa é uma ótima alternativa para concluir seu treino sem ter que se preocupar em ir à academia a noite.

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É benéfico, mas irrealista para muitos

Apesar de existirem ótimos motivos para se treinar de tarde, a verdade é que essa ainda é uma possibilidade irrealista para quem trabalha em horário comercial e não consegue fazer uma pausa para se exercitar nesse período.

Outra possibilidade é que, inevitavelmente, a rotina pode sair do eu controle e você precisará, é claro, priorizar o trabalho, deixando o treino para depois – o que, muitas vezes, acaba com a motivação e periodicidade.

Produtos para treinar de tarde

Praticidade é a palavra de lei para quem quer treinar de tarde, uma vez que, muitas vezes, será preciso levar uma mochila com a roupa fitness e acessórios necessários.

Pensando nisso, o ideal é apostar em peças que possam ser usadas tanto para a atividade física, quanto no ambiente de trabalho, além de itens que facilitem sua vida nesse momento. Aqui estão algumas sugestões!

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Toalha em microfibra

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Toalha de microfibra com tecido extremamente fino, ocupa pouco espaço e tem ótima absorção das gotículas de água.

Bolsa de academia

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Bolsa de academia, com bolso interno, compartimento principal com zíper, bolso de acesso rápido, painéis de base reforçados e forro contrastante.

Shampoo a seco

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Shampoo a seco, que renova os fios, deixando-os leves e soltos. Ideal para usar após o treino, quando não for possível lavar os fios.

Calçado para corrida Ultraboost, Adidas

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Tênis de corrida, indicado para percursos urbanos, mas que também pode compor looks do dia a dia. Possui cabedal que envolve o pé com suporte adaptável e conforto ultraleve, e amortecimento responsivo.

 

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