Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

Você é muito indeciso?

Por Priscila Conte Vieira
Atualizado em 21 out 2024, 22h27 - Publicado em 11 nov 2023, 08h00
Veja dicas para aprender a lidar melhor com a indecisão | (cookie_studio/Freepik)
Continua após publicidade

Você se sente muito indeciso, preso, incapaz de seguir em frente com suas escolhas, seja por medo das consequências ou por se sentir sobrecarregado com as opções disponíveis? Calma, a indecisão faz parte do ser humano, só precisamos ficar atentos com a frequência que ela ocorre para não ser prejudicial!

Entendo que não conseguir tomar uma decisão pode ser muito angustiante. Ficar preso pensando nas opções pode causar ansiedade e nos fazer sentir inseguros sobre o que fazer. Porém, é importante lembrar que a verdadeira liberdade está em escolher, enfrentar as consequências e confiar em nossa própria capacidade de lidar com o que acontecer.

Ao tomar uma decisão e aceitá-la, estamos nos dando a oportunidade de aprender e crescer, mesmo que a escolha não seja perfeita. Cada decisão é uma chance de nos tornarmos mais fortes e experientes. Portanto, não tenha medo de decidir, pois é isso que nos permite viver uma vida mais plena e autêntica.

Quero compartilhar algumas dicas para ajudar você a superar a indecisão de uma maneira mais acolhedora e pessoal. Confira:

Continua após a publicidade

10 DICAS PARA LIDAR COM A INDECISÃO

1. Reconheça seus momentos de indecisão: Primeiro, é importante reconhecer quando você está se sentindo indeciso. Isso é o primeiro passo para lidar com essa sensação.

2. Compreenda seus medos: A indecisão muitas vezes está ligada ao medo do desconhecido ou do erro. Lembre-se de que todas as decisões têm consequências, e isso é parte natural da vida.

3. Estabeleça objetivos pessoais: Defina metas e objetivos específicos para as áreas em que você se sente mais indeciso. Ter um foco claro pode ajudar a orientar suas escolhas.

Continua após a publicidade

4. Liste suas opções com carinho: Faça uma lista das diferentes opções disponíveis para a decisão que você precisa tomar. Isso pode dar uma sensação de organização.

5. Pense os prós e contras com cuidado: Analise gentilmente as vantagens e desvantagens de cada alternativa. Isso pode ajudar a visualizar as consequências de forma mais clara.

6. Busque conselhos confiáveis: Não hesite em buscar a opinião de amigos, familiares ou pessoas de confiança. Às vezes, ter diferentes perspectivas pode trazer clareza.

Continua após a publicidade

7. Defina um prazo gentil: Ao estabelecer um limite de tempo para tomar sua decisão, você evita prolongar o processo de forma angustiante.

8. Aceite a imperfeição das escolhas: Entenda que não existe uma decisão absolutamente certa. Todas têm seus prós e contras, e isso é normal.

9. Aprenda com cada escolha: Após tomar uma decisão, esteja disposto a aprender com as consequências, seja para se fortalecer ou para aprimorar seu processo de tomada de decisão.

Continua após a publicidade

10. Pratique a arte de decidir: Superar a indecisão é um processo que pode ser desenvolvido com o tempo. Comece com decisões menores e vá avançando gradualmente. Quanto mais praticar, mais confiante ficará em suas escolhas.

Lembre-se de que é absolutamente normal sentir-se indeciso de vez em quando. Com amor próprio, paciência e esforço pessoal, você pode aprender a tomar decisões com mais confiança e, assim, trilhar um caminho mais seguro em direção aos seus objetivos.

Tomar a iniciativa pode ser libertador e permitir que você alcance seus sonhos com mais segurança e alegria. Estou aqui para apoiá-lo nessa jornada!

Continua após a publicidade

________________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.