Imagem Blog

Yoga com propósito, por Daniela Mattos

Daniela Mattos encontrou na prática de Kundalini Yoga um caminho para a cura e sua verdadeira missão de vida. É autora do livro 'Sat Nam — Você É Seu Próprio Guru'.
Continua após publicidade

Astrologia 2022: como usar as energias dos planetas para se transformar

Por Daniela Mattos
30 jan 2022, 12h37

Como a energia dos planetas e a astrologia podem nos ensinar a lidar melhor com as questões do dia a dia em 2022? E a Kundalini Yoga? Se você já leu as minhas colunas anteriores, sabe que tudo o que estamos passando, especialmente desde 2020, é parte da evolução da consciência. Apesar de todos os desafios anteriores, e dos que estão por vir, acredito que esses acontecimentos estão, pouco a pouco, contribuindo para nos tornar pessoas melhores.

Minha experiência pessoal me fez descobrir o poder da mente, a conexão entre corpo, mente e alma. Depois de enfrentar um longo período com dor crônica na lombar e eczema, problemas físicos que me causaram dor e sofrimento, posso dizer que hoje vejo tudo isso como um aprendizado e que se eu não tivesse passado por esses problemas eu não seria quem sou hoje.

E foi depois disso que passei a prestar atenção também aos movimentos e aspectos astrológicos – encontros energéticos entre planetas em ângulos específicos.  Os desafios acontecem tanto em nível individual quanto coletivo. E qual será a nova lição? Aprendi que sem passar pelas dificuldades do cotidiano e sem olhar para aspectos individuais ou coletivos que não nos agradam, ou seja, as nossas sombras, não há evolução.

Em 2022 vamos ter muitos aspectos planetários importantes. Vou mencionar alguns aqui para que assim você possa analisar em seu mapa natal.

MOVIMENTO DE PLUTÃO

Um deles é o movimento de Plutão, que ingressou em Capricórnio em 2008 (lembra da crise imobiliária americana?), e entrará nos últimos 5 graus de Capricórnio, entre 26 e 28 graus, ainda este ano. Ou seja, viveremos as últimas lições de Plutão no signo de Capricórnio. Ele continuará trazendo cada vez mais para a superfície tudo o que antes não era visto. O que estava escondido virá à tona. Isso gera ainda mais responsabilidade individual, já que esse trajeto final nos tornará ainda mais senhores do nosso próprio ser e destino. 

O movimento de Plutão mostrará que cada pessoa deverá buscar sua própria verdade. As mudanças serão profundas e permanentes em cada um de nós. Nada será como antes. Na minha opinião a energia de Plutão é a maior catalisadora da nova era e ainda seremos muito gratos a tudo o que ela nos mostrou até agora e ajudou a transformar. Se você tem planetas pessoais (Sol, Lua, Asc, Marte, Vênus e Mercúrio) entre 26-28 graus de Capricórnio, Virgem e Touro, você sentirá ainda mais fortemente o impacto.

MOVIMENTO DE JUPITER

Júpiter, o planeta potencializador que entrou no signo de Peixes no final de 2021, fará conjunção com Netuno, regente do signo de Peixes, entre os dias 8 e 17 de abril. Ou seja, Júpiter irá aumentar o impacto das energias netunianas em todos nós. Netuno, o planeta da espiritualidade, têm nos dado bastante suporte durante todo esse processo evolutivo que estamos passando. Teremos mais oportunidades para dissolver emoções, sentimentos e traumas que não estão mais alinhados com o nosso novo estado vibracional. Porém, Netuno também está ligado a algumas enfermidades e possíveis confusão ou distração. Então, neste ano, será importante dar atenção especial à saúde de forma integral. Para sentirmos os efeitos positivos de Netuno no coletivo, será essencial ter cada vez mais pessoas trabalhando na expansão da consciência, criando espaço em suas vidas para entrar em contato com sua alma.

MOVIMENTO DE MARTE

Continua após a publicidade

Já Marte, que fica retrógrado a cada dois anos,  ficará retrógrado no final de outubro em Gêmeos e cobrirá a mesma área da Vênus retrógrada em 2020 e Mercúrio retrógrado em 2021. O fato desses três planetas pessoais estarem fazendo retrogradação em gêmeos, têm muito a nos dizer. Gêmeos é o signo responsável pelas nossas capacidades mentais e como a mente, trabalha pela comunicação, pela dualidade e pela polaridade. Vênus fez sua retrogradação em 2020 neste mesmo ângulo e signo, aspecto que nos ensinou muito sobre os nossos valores e nos ajudou a alinhar nossos propósitos com nossa alma. No ano passado, Mercúrio também ficou retrógrado em Gêmeos, nos mesmos graus, e trabalhou a nossa comunicação, expandiu nossa capacidade mental em vários sentidos.

Quando Marte passar por esses mesmos pontos onde Vênus, Mercúrio e o Nódulo Norte passaram nos últimos dois anos ele vai reativar essas mesmas energias. Durante esse período de retrogradação de Marte preste bastante atenção nas ações que você tomar. Marte está ligado a ações e decisões, e durante essa temporada em Gêmeos você terá sempre duas opções, uma opção mais consciente, de vibração mais alta do que a outra ou terá que fazer as duas coisas duas vezes. Será um período que você terá que saber como cuidar da sua mente para não ficar sobrecarregado mentalmente e conseguir pensar claramente. Se você tem planetas pessoais no seu mapa natal entre o 8º e 25º graus de gêmeos você também sentirá ainda mais o impacto de Marte retrógrado no quarto trimestre.

O QUE FAZER

Existem muitos outros alinhamentos importantes este ano, mas estes são somente alguns exemplos. Eu acredito que estamos evoluindo em uma velocidade que não se imaginava há alguns anos, e isso é bom. Desde que conheci a prática de Kundalini Yoga eu aprendi que esse momento iria chegar, mas não imaginava como seria. Felizmente Kundalini Yoga tem ferramentas disponíveis para nos ajudar. 

Para este ano temos duas meditações que eu recomendo. A primeira é a meditação para a Linha de Arco e para Limpar os Karmas e que vai trabalhar o nosso sexto corpo, pois a numerologia deste ano é o número 6 e 2O. A segunda, é o Mantra para Sanidade que você pode escutar todos os dias para ajudar a trabalhar as suas sombras. Estes vídeos estão disponíveis no meu canal de YouTube e na minha lista de Spotify.

Bom início de ano, continue entrando em contato com a sua essência, pois assim você conseguirá intuitivamente atravessar cada desafio da melhor forma possível. O Universo quer o nosso bem, e quer a nossa evolução, então não se esqueça que você não está sozinho. Estamos todos juntos neste processo e Somos todos Um.

Daniela Mattos @danielamattos_yoga

Continua após a publicidade

Daniela Mattos é escritora e instrutora de yoga e meditação em português e inglês para adultos e crianças. Especializada em Kundalini Yoga, ela compartilha com as pessoas técnicas de meditação e yoga para que também elas possam melhorar suas próprias vidas. É autora de “Sat Nam – Você é seu próprio guru” e produz conteúdo para seu canal no YouTube, o Daniela Mattos – Kundalini Yoga. 

Publicidade