3 temperos para dar mais sabor aos pratos — sem usar sal!

Aposte nestes condimentos e fique livre dos malefícios do sódio

Por Caroline Randmer (Colaboradora) - Atualizado em 29 Maio 2017, 15h40 - Publicado em 25 Maio 2017, 16h34

Lançar mão do saleiro pode até fazer com que a refeição tenha um gostinho especial, mas esse sabor vem às custas não só do aumento da retenção de água como também da pressão sanguínea. É que o sódio em excesso, item predominante nos temperos prontos, desregula uma série de reações maléficas no corpo. Fuja dessa roubada: selecionamos algumas alternativas mais saudáveis para você aproveitar seus pratos preferidos sem comprometer a saúde.

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Vinagre
Ele é perfeito para ser usado em saladas, massas e até grelhados, pois realça o sabor dos reparos. “O condimento auxilia no controle da pressão arterial e, por causa de seu pH, dá aquela mão ao estômago na hora de combater a gastrite”, conta Alan Tiago Scaglione, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo. Além disso, tem efeito bactericida e ação antioxidante, prevenindo o aparecimento de alguns tipos de câncer.

Algas marinhas
Salpique sua versão seca em pratos ou petiscos. E encontrá-las nunca foi tão fácil: basta dar uma passadinha na sessão de itens asiáticos do supermercado. “Mas fique atenta às que levam glutamato monossódico na composição, pois podem causar os mesmos males que o sal em excesso”, alerta o especialista.

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Pimenta
A gama de opções é imensa e você pode usar e abusar de todas elas. “Elas intensificam o sabor do alimento e, de quebra, ainda são termogênicas”. Isso quer dizer que, além de temperar o prato, essas belezinhas ainda são capazes de eliminar uns quilinhos extras.

 

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