Especialista responde: shot de cúrcuma com limão é bom para a imunidade?

A receita é conhecida por seus benefícios ao sistema imunológico

Se você anda buscando receitas para reforçar o funcionamento do sistema imunológico, provavelmente já deve ter se deparado com o clássico shot de cúrcuma (ou açafrão-da-terra, como também é conhecida) com limão. A indicação é que você consuma a dose de uma vez só, pela manhã e em jejum. Mas será que é mesmo eficaz?

“É sim. Ele fortalece a imunidade porque os dois ingredientes têm ação anti-inflamatória. O suco do limão espremido na hora é fonte de vitamina C, e a cúrcuma é rica em compostos antioxidantes (como a curcumina)”, explica a nutricionista Michelle Troitinho, do Kurotel (@kurotel_) — Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar localizado em Gramado (RS). 

Já é conhecido pela ciência que a curcumina, a mesma substância que dá a cor alaranjada à especiaria, participa da modulação e ativação das células do sistema imunológico, e também pode ser eficaz na inibição das citocinas inflamatórias. Esses benefícios são ainda maiores quando associamos pimenta-do-reino (moída na hora) à mistura. 

De acordo com a nutricionista, você pode ingerir o shot mais de uma vez ao dia (mas no máximo três). E o preparo não poderia ser mais simples: basta espremer meio limão, acrescentar uma colher de chá de cúrcuma e uma pitada de pimenta-do-reino. Vale ainda colocar açafrão-da-terra em diferentes pratos. Confira um exemplo, idealizado por especialistas do Kurotel: 

Creme de abóbora com gengibre, cúrcuma e agrião

Creme de abóbora, gengibre, cúrcuma e agrião Creme de abóbora, gengibre, cúrcuma e agrião

Creme de abóbora, gengibre, cúrcuma e agrião (Kurotel/Divulgação)

Ingredientes: 

  • 500g de abóbora moranga cortada em cubos pequenos sem casca e sem sementes;
  • 4 dentes de alho picados;
  • 2 colheres de sopa de cebolinha;
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada;
  • 4 xícaras de chá de folhas de agrião;
  • 1 cebola pequena;
  • 1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;
  • 1 colher de café cúrcuma em pó;
  • Pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
  • Sal marinho não refinado a gosto.

Modo de preparo: 

Em uma panela, refogue os 2 dentes de alho e a cebola picada com um pouco de azeite. Acrescente a abóbora e refogue mais um pouco. Coloque um pouco de sal e aproximadamente 800ml de água. Cozinhe tudo com a panela tampada de 15 a 20 minutos ou até a abóbora ficar macia. 

Em seguida, bata no liquidificador e retorne para a panela. Adicione o gengibre e ferva mais um pouco até engrossar. Reserve. Em uma frigideira, refogue 2 dentes de alho picados com um pouco de azeite. Acrescente as folhas de agrião até murcharem levemente. Acrescente a cebolinha, a salsinha e um pouco de sal. Coloque no caldo e sirva. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s