Overnight oat: prepare à noite e garanta um café da manhã nutritivo

Fácil e prática de fazer, a refeição é equilibrada e fonte de fibras

Por Amanda Panteri Atualizado em 18 jun 2019, 14h42 - Publicado em 18 jun 2019, 13h34

Overnight oat, ou aveia “adormecida”, “da noite para o dia”, “da véspera”… São muitas as traduções para um prato que não é novo, mas tem dado o que falar nas redes sociais gringas ultimamente. Afinal, quais os benefícios da refeição que leva a aveia como principal ingrediente e como fazer? A nutricionista Priscila Gomes, do Mundo Verde, explica para nós:

  • Benefícios da overnight oat

    “Você deve preparar na noite anterior e reservar na geladeira para consumir no dia seguinte”, diz Priscila. Deixar a aveia de molho no leite, suco e até iogurte vai servir para garantir um sabor delicioso e uma textura diferente.

    Como o protagonista da refeição é o cereal (rico em fibras solúveis e insolúveis), o resultado é um alimento que “contribui para a sensação de saciedade, ajuda na redução dos níveis de colesterol no sangue e no controle da glicemia. Além de auxiliar na função intestinal”, afirma a nutricionista.

    Outro ingrediente bastante utilizado é a chia, fonte de fibras e de ômega 3, uma “gordura boa”. Ele previne doenças cardiovasculares, reduz a pressão arterial e é considerado um anti-inflamatório natural.

    “A Overnight oat pode ser preparada com diversas frutas, oleaginosas, bebidas vegetais, pastas de amendoim, iogurtes e outros cereais. É uma refeição equilibrada, pois oferece vitaminas, minerais, proteínas, gorduras boas e carboidratos”, diz Priscila. Confira a receita que exclusiva da nutricionista:

    Overnight oat de pasta de amendoim com banana

    Você precisará de um pote limpo, de vidro e com tampa.

    Ingredientes:

    • 120 ml de bebida vegetal (pode ser leite de soja, de amêndoas, arroz…);
    • 3 colheres de sopa de aveia;
    • 1 colher de sopa de sementes de chia;
    • 2 colheres de sopa de pasta de amendoim;
    • 1 banana;
    • Chips de coco a gosto.

    Modo de preparo:

    No fundo do pote de vidro, misture a bebida vegetal, a aveia, a pasta de amendoim e a chia. Deixe na geladeira durante a noite toda. No dia seguinte adicione a banana picada e finalize com os chips de coco.

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