2 alimentos poderosos para baixar o índice glicêmico

Baixar o índice glicêmico (IG) das refeições é um dos segredos das dietas em destaque no momento. Por isso listamos dois ingredientes (poderosos!) que vão te ajudar nessa missão. Assim, você emagrece sem precisar seguir um cardápio específico nem abrir mão do que gosta!

Os melhores parceiros para baixar o IG são os alimentos com uma boa dose de fibras solúveis. “Elas formam uma espécie de gel no estômago e, com isso, retardam a digestão do carboidrato”, afirma a médica ortomolecular Sara Bragança, do Rio de Janeiro. Por isso a ideia de acrescentar aveia à sopa e sementes de chia e linhaça à goma da tapioca (de novo ela!).

 Já no recheio, prefira fontes de proteína (carnes, queijos, iogurte e whey ou suplementos de proteína vegetal), que, por ter uma digestão mais lenta que o carboidrato, também é considerada uma aliada na redução do IG, assim como a gordura (castanhas, abacate, azeite e óleo de coco).

Viu? Não é difícil. Só não se esqueça de fazer essas parcerias em todas as refeições – até mesmo no lanchinho da tarde. Veja a seguir os alimentos poderosos contra o IG:

AVEIA
É rica em betaglucanas – fibras solúveis que, em contato com os líquidos presentes nos outros alimentos, formam um gel capaz de retardar a digestão, além de dar saciedade e melhorar o funcionamento do intestino. Por isso, mesmo calórica, vale acrescentar uma colher de sopa de aveia ao mamão e à banana. As sementes de chia e linhaça, assim como o amaranto, têm efeito parecido e podem ser salpicadas em sopas, na massa da panqueca…

BIOMASSA DE BANANA VERDE
Feita com a fruta ainda verde, a biomassa tem amido resistente, um tipo de carboidrato que não é digerido pelas enzimas do estômago e não libera glicose. Assim, ela ajuda a reduzir o índice glicêmico das receitas de torta, bolo, smoothie. Serve ainda de base para doces – aliás, ela substitui totalmente o leite condensado do brigadeiro!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s