5 truques para uma cozinha saudável

Preparar uma comidinha leve não precisa ser um sacrifício. Acha impossível? Com esses truques, tudo vai ficar mais fácil

Por Maria Lúcia Zanutto Atualizado em 24 fev 2017, 20h20 - Publicado em 6 nov 2015, 13h33

Só de pensar em cortar os ingredientes do suco verde ou ter que preparar uma salada nova todos os dias, você já fica com preguiça? Com esses truques espertos, dá para economizar tempo na cozinha, evitar o desperdício e também comer melhor.

1. Congele o seu smoothie
Dá para você deixar o seu café da manhã mais saudável de forma prática. A sugestão é separar as suas frutas preferidas em pedaços, descascar e congelar já na quantidade ideal para o preparo de um copo. Na hora do lanchinho é só acrescentar ao leite ou à água e bater no liquidificador. Viu como é simples?

2. Guarde a salada limpa e em porções
Comprar os vegetais em grandes quantidades economiza dinheiro e tempo. Mas, comer a saladinha murcha é meio triste, não? Para evitar essas situações, faça o teste: separe pequenas porções, lave e seque bem as folhas e guarde em um recipiente plástico. Antes de fechar com a tampa, coloque um papel toalha umedecido por cima do alimento. Isso ajuda a manter o aspecto fresco da salada.

3. Trocas espertas
Fazer substituições saudáveis pode ser uma tática para evitar desperdícios. Sabe aquela abobrinha que anda esquecida na geladeira? Pode virar um espaguete low-carb e nutritivo.  Use a sua criatividade e descubra novos sabores: o abacate, por exemplo, é uma fruta que oferece uma consistência cremosa aos pratos. Ele pode substituir o leite no smoothie ou sorvete.  O iogurte grego pode ser usado no lugar do azeite e deixar a sua salada mais gostosa.

4. Deixe a marmita pronta no domingo
A sua desculpa para não incluir a salada no dia a dia era a falta de tempo? Está na hora de colocar essas táticas em prática. Assim, você consegue fazer todas as saladas da semana de uma só vez. É simples, vem ver: 8 dicas para preparar a salada da semana no domingo à noite.

5. Faça gelinhos com temperos e frutas
O gengibre da água aromatizada, a couve do suco verde, a fruta do smoothie ou o azeite com temperos para o preparo de pratos quentes. Se a ideia é facilitar a vida, coloque tudo nas forminhas e leve ao congelador. Simples e descomplicado.

Continua após a publicidade
Publicidade