6 fatos sobre metabolismo que você precisa saber

Todo mundo vive falando nesse tal de metabolismo. Mas, o que você realmente precisa saber sobre ele? Calma, nós contamos tudo aqui:

Petiscos que aceleram o metabolismo, dieta do metabolismo rápido, maneiras de deixar o metabolismo turbinado… Ele está em vários lugares – e existem bons motivos para você saber mais sobre ele. O metabolismo, ou seja, o modo como o seu organismo transforma as calorias em energia, tem papel fundamental na sua vida. Para descomplicar a dieta, nós revelamos o que você realmente precisa saber sobre o assunto:

1. O metabolismo está presente em cada célula do seu corpo
Muitas pessoas acreditam que ele pode ser tratado como um músculo ou órgão, que você pode flexionar ou controlar de alguma forma. Mas, na realidade, o seu metabolismo está relacionado com uma série de processos químicos que ocorre em cada célula, que basicamente transforma as calorias que você consome em combustível para o corpo. ​

2. A maior parte da energia é queimada quando você está em repouso
Existem três maneiras de o corpo queimar calorias: 1. Metabolismo de repouso (o gasto de calorias para nos manter vivos), 2. A energia usada para fazer a digestão (também conhecida como o efeito térmico dos alimentos) e 3. A energia utilizada na atividade física. Contudo, é exatamente na taxa metabólica de repouso que o corpo queima a maior quantidade de calorias diariamente. A atividade física, por outro lado, é responsável por uma pequena parte de sua despesa total de energia – cerca de 10% a 30%. Já a digestão representa cerca de 10%.

3. O metabolismo varia muito de pessoa para pessoa
Nem tente entender por que sua amiga emagrece seguindo a dieta X e você não. Diferentes corpos reagem de maneira distinta a alimentos iguais, aponta um estudo do Instituto Weizmman de Saúde, em Israel. Segundo o levantamento, o mesmo índice glicêmico pode causar um aumento maior ou menor de açúcar no sangue de cada pessoa. “Esse índice é um indicador da velocidade com que o açúcar de um alimento vai parar na corrente sanguínea”, diz a médica especialista em terapia ortomolecular e emagrecimento Sara Bragança, do Rio de Janeiro. Variações na glicemia alteram o desenvolvimento das boas bactérias intestinais, que ajudam a controlar o peso e a absorção de nutrientes. Então, antes de copiar o cardápio de alguém, procure um profissional para traçar um plano de acordo com o seu metabolismo.
 

4. O que retarda o metabolismo? O envelhecimento!
O efeito acontece de forma gradual, mesmo se a quantidade de gordura e tecido muscular se manterem a mesma em seu corpo. Então, a conta é simples: se você está na faixa dos 40 anos, vai queimar menos calorias do que quando estava na faixa dos 20.

5. Você pode, sim, acelerar o seu metabolismo
Existe uma série de atitudes que podem turbinar o seu metabolismo. Alimentos, exercícios, escolhas saudáveis… esses hábitos realmente podem aumentar o funcionamento dele, fazendo com que você queime mais calorias. (Descubra alguns aqui: Veja como acelerar o seu metabolismo

6. Dietas muito restritivas podem retardar o metabolismo
Os pesquisadores já descobriram que seguir dietas com pouquíssimas calorias podem atrapalhar o funcionamento do metabolismo. Isso acontece porque a baixa quantidade de energia ingerida ao longo do dia acaba interferindo na taxa metabólica de repouso. A teoria foi comprovada no estudo realizado com os competidores de oitava temporada do reality show The Biggest Loser, nos Estados Unidos. Ao final do programa, em 2009, todos os participantes haviam eliminado muitas calorias. Os pesquisadores, então, analisaram as seguintes medidas: peso corporal, taxa de gordura, metabolismo e hormônios. Em 2015, o processo foi repetido. Resultado: 13 dos 14 participantes recuperaram os quilinhos perdidos e quatro competidores estavam ainda mais pesados do que no programa. Outro ponto negativo: o metabolismo de todos estava mais lento (muitos estavam queimando 500 calorias a menos por dia).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s