7 maneiras de adotar a dieta alcalina

Manter o organismo levemente alcalino é o segredo para quem quer um corpo em forma e uma saúde de ferro. Ela ainda deixa a pele mais bonita e o pique lá em cima!

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 21 out 2024, 19h30 - Publicado em 7 fev 2016, 14h00
Biletskiy_Evgeniy/ ThinkStock/ Getty Images
Biletskiy_Evgeniy/ ThinkStock/ Getty Images (/)
Continua após publicidade

Sabe aquela sensação de ardência nos olhos quando estamos em uma piscina com muito cloro? Uma situação semelhante acontece no nosso organismo se os níveis do pH do sangue também estiverem desequilibrados – quando estão mais ácidos do que alcalinos (ou básico), você está sujeita a problemas de saúde, acúmulo de peso e menos disposição.
A boa notícia é que dá para equilibrar o pH do sangue de uma maneira rápida, fácil e incrivelmente barata. Você precisa só de algumas mudanças na dieta para combater as células inflamadas, tornando-as alcalinas. Aqui estão nossos sete segredos para fazer a transição:

1. Beba água com limão
 Coloque uma fatia de limão em sua água para uma maravilhosa bebida que vai mantê-lo hidratado e ajudar a desintoxicar o fígado.

2. Conheça o gráfico ácido/alcalino
Imprima a tabela e cole em sua geladeira para ter a referência sempre à mão. Comece concentrando-se em comer os alimentos na lista alcalina. Tente adicionar um novo alimento alcalino no café da manhã, almoço ou jantar todos os dias durante duas semanas.

3. Arrume sua cozinha
    Comece com as suas listas de compras e limpe a geladeira se livrando de todos os alimentos gordurosos e processados que estão sabotando sua dieta. Lembre-se, o que olhos não veem o coração não sente!

4. Invista em um liquidificador
Ter o equipamento certo para preparar rapidamente um smoothie super nutritivo torna tudo muito mais fácil. Mantenha o acessório no balcão e não escondendo no armário!

Continua após a publicidade

5. Encontre receitas alcalinas que você gosta
Às vezes, precisamos de algumas tentativas antes de encontrar a combinação perfeita de smoothie ou suco. Aqui vai uma de nossas favoritas: 1 folha de couve, 1/2 maçã, 1 rodela média de abacaxi, 1/3 de pepino, 1 pedaço de erva-doce e 1 pedaço de gengibre batidos com 1 copo (200 ml) de água + 1 fatia de pão multigrãos com 1 col. (sobremesa) de tahine (pasta de gergelim) ou pasta de tofu.

6. Inclua um alimento verde em cada refeição
Uma regra de ouro é certificar-se de que em cada refeição (sim, incluindo café da manhã) tenha algo verde: smoothies com algumas folhas e legumes para o almoço, quinua e saladas para o almoço, lentilha, sopas vegetarianas no jantar ou um peixe com salada ou legumes.  Para o lanche, uma sugestão é cortar uma cenoura, um pepino e aipo.

7. Planeje suas refeições no Domingo
Passar algumas horas na cozinha no fim de semana pode ser uma boa saída. Além de evitar guloisemas e auto-sabotagem, você vai poupar tempo. Organizar as suas refeições para a semana é uma técnica importante que você pode adotar para tomar o controle do peso e da saúde.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.