Comer em casa ajuda você a se manter saudável e em forma

O hábito pode até ser trabalhoso, mas oferece muitos benefícios à sua saúde. Pelo menos foi isso que revelou esta nova pesquisa da Universidade de Harvard

Cozinhar durante a semana é uma missão impossível? Pois saiba que você deveria arrumar um tempinho na sua agenda para isso. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, as pessoas que fazem mais refeições em casa estão menos propensas a desenvolver diabetes do tipo 2 do que aqueles que comem fora. Os pesquisadores reforçaram ainda que o hábito de comer em restaurantes também está relacionado com uma dieta pobre em nutrientes e o ganho de peso.

O estudo examinou um grupo misto (homens e mulheres) com o objetivo de identificar quantas vezes os voluntários consumiam (meio-dia ou à noite) refeições preparadas em casa. Todos os participantes eram profissionais da área da saúde. Os pesquisadores também mediram outros hábitos alimentares e a ocorrência do diabetes.

Resultado: as pessoas que preparavam de 5 a 7 refeições noturnas em casa por semana tinham 15% menos chances de desenvolver diabetes tipo 2, do que aqueles que comiam apenas duas ou menos refeições em casa por semana. Quem preparou o almoço em casa também reduziu o risco da doença, mas foi estatisticamente inferior às refeições da noite.

Os cientistas acreditam que os participantes que cozinharam em casa consumiram menos calorias, o que gerou um menor ganho de peso – que atua como um fator de proteção contra o risco de diabetes.

Além de pesar no orçamento mensal, comer em diferentes lugares pode ser sinônimo de consumir alimentos menos saudáveis e mais calóricos. Isso sem que você perceba. Mas, essa não é a primeira vez que a ciência explica o fenômeno. Outras pesquisas já mostraram que comer fora, especialmente em redes de fast-food, está ligado a consumir mais calorias, gordura, gordura saturada e açúcar. Além disso, os serviços de entrega que funcionam até tarde da noite pode contribuir para o aumento do índice de doenças crônicas como diabetes tipo 2.

Outros benefícios de preparar a sua própria comida: você controla a quantidade de sal, inclui alimentos mais saudáveis no cardápio e, de quebra, ainda consegue controlar a ansiedade, acalmar a mente e relaxar após um longo dia de trabalho. Boa pedida, né?

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