Dicas e receitas para desintoxicar o organismo depois do Carnaval

Sucos detox e suchás podem ser seus aliados no pós-folia

O Carnaval acabou e você já está procurando receitas e dicas para dar aquele restart no corpo? Entendemos completamente, já que a maioria de nós deixa a dieta e algumas noites de sono de lado para dar lugar ao samba no pé. Mas passada a curtição, é hora de recuperar seu fígado e intestino que, de acordo com a nutricionista Flávia Sgavioli, são os órgãos que mais sofrem com os excessos da época. “Alguns estudos mostram que após uma bebedeira, o corpo pode levar três dias ou mais para se recompor completamente”, alerta.

A recuperação pós-feriado vai levar mais ou menos tempo de acordo com cada pessoa: ela depende da intensidade em que curtiu seu Carnaval, da qualidade do seu sono, das horas que passou sob o sol atrás dos bloquinhos, da quantidade e frequência de consumo de bebida alcoólica, da alimentação e se fez ou não exercícios físicos. Para resgatar a energia, a especialista aconselha: “Consuma pelo menos dois litros de água por dia, coma verduras, frutas ricas em antioxidantes, legumes e proteínas magras, como carnes brancas e ovos”. Vale também dar uma pausa na ingestão de açúcar e industrializados. “Pratique atividade física, não abuse de comidas ricas em carboidratos refinados e gorduras ruins”, orienta.

Leia mais: Cardápio de verão para fazer um detox em 3 dias

Para ajudar na sua missão de equilibrar o corpo, confira as receitas detox sugeridas por Flávia Sgavioli para incluir no cardápio pós-carnaval

Suco de couve e maçã
Bata todos os ingredientes no liquidificador: 1 folha de couve + 1 punhado de hortelã (torno de 10 folhas) + 1 unidade de maçã verde + 1 colher de sopa rasa de linhaça

Suco de espinafre e cenoura
1 punhado de espinafre + 1 fatia de abacaxi + 1/2 cenoura + 1 rodela de gengibre. Bata tudo no liquidificador ou com o auxílio de um mixer.

Suchá de hibisco com melancia
2 colheres de sopa de hibisco + 1 fatia de melancia + 400 ml de água. Faça o chá de hibisco por infusão e bata os demais ingredientes no liquidificador.

Veja também: 6 chás para desinchar, queimar gordurinhas e muito mais

Suchá de cavalinha e abacaxi
2 colheres de sopa de cavalinha + 1 punhado hortelã + 1 fatia de abacaxi + 400 ml de água. Prepare o chá e com a ajuda de um liquidificador, bata tudo.

Suchá de hibisco com framboesa
2 colheres de sopa de hibisco + 2 colheres de sopa de framboesa + 1 punhado de manjericão + gotas de limão. Faça o chá e bata tudo junto.

O ideal é que o suco seja consumido em jejum, assim que você acordar. Tome café da manhã 1 hora depois. Já o suchá pode ser bebido ao longo do dia (ingira a maior parte do líquido no período da manhã).

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s