Continua após publicidade

Dieta com pouca gordura emagrece mais do que cortar carboidratos

Low Carb ou Low Fat? Estudo realizado nos EUA revela que cortar a gordura da sua dieta facilita mais a perda de peso do que a redução de carboidratos

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 21 out 2024, 19h22 - Publicado em 14 ago 2015, 11h22
Ron Chapple Stock/ Thinkstock/ Getty Images
Ron Chapple Stock/ Thinkstock/ Getty Images (/)
Continua após publicidade

A famosa dieta low carb pode estar com os seus dias contados. De acordo com um estudo realizado no Instituto Nacional de Saúde, nos Estados Unidos, cortar a ingestão de gordura da dieta é mais eficiente do que diminuir o consumo de carboidrato. A pesquisa, realizada com pessoas em dietas controladas, analisou cada pedaço de comida ingerido, tempo de exercício e respiração.

No estudo, 19 pessoas obesas foram submetidas a uma dieta com 2.700 calorias diárias. Depois de duas semanas, o grupo reduziu em um terço a ingestão calórica, uma parte cortou o consumo de carboidrato e a outra de gordura. Após esse período, os cientistas analisaram a quantidade de oxigênio e dióxido de carbono presentes na respiração de cada participante e também a quantidade de nitrogênio na urina, para calcular com precisão os processos químicos que ocorrem no interior do corpo durante a dieta.

Dieta com pouca gordura emagrece mais do que cortar carboidratos
Reprodução/ Kevin Hall ()

O resultado, publicado na revista Cell Metabolism, mostrou que depois de seis dias em cada dieta, quem diminuiu a ingestão de gordura perdeu, em média, 463g de gordura corporal – 80% a mais do que aqueles que apostaram em uma dieta com pouco carboidrato, cuja perda média foi de 245g.

Calma, se você segue uma dieta com pouco carboidrato, nem tudo está perdido. Quando as calorias diárias foram reduzidas, ambas as dietas- analisadas ​​pelo Instituto Nacional de Saúde – levou à perda de gordura, mas o fato é que as pessoas perderam mais quando reduziram a ingestão de gordura.

Para o Dr. Kevin Hall, responsável pela pesquisa e integrante do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, nos Estados Unidos, a teoria de que menos carboidrato leva a níveis mais baixos de insulina é verdadeira, mas o efeito não será o mesmo. “Com a redução de carboidratos, você perde gordura corporal, mas não tanto quando você corta a gordura da dieta”. O pesquisador ressaltou ainda que o importante mesmo é encontrar uma dieta que você consiga seguir e não aquela em que o resultado seja mais rápido.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.