Dieta da sopa detox seca até 2 quilos em 7 dias

A sopa detox ajuda você a se livrar das toxinas. E se for acompanhada de um cardápio balanceado, melhor ainda: os quilinhos extras vão embora fácil, fácil!

Quando o friozinho chega, entram em cena pratos gordurosos fazendo com que a dieta passe para segundo plano. Dá para ser diferente: reserve as comidas calóricas para os eventos especiais e, no dia a dia, compense os deslizes com sopa no jantar. É uma opção que também tem a ver com o inverno – quentinha e, por ser de fácil digestão, não sobrecarrega o organismo. A economia nas calorias é certa! Os especialistas em alimentação afirmam que quem investe na sopa tende a realizar refeições mais leves do que aqueles que optam por outro tipo de prato. Então, adote-a como estratégia para manter o peso ou até perder alguns quilinhos. E há uma proposta ainda melhor: optar pelas sopas detox. Elas deixam você menos suscetível ao acúmulo de líquido e toxinas. Isso significa tirar da frente dois grandes inimigos do corpo em forma: gordurinha extra e celulite!

Principais aliados

Folhas verde-escuras (couve, rúcula, espinafre, escarola) e vegetais crucíferos (brócolis, couve-flor, repolho) são os principais itens de uma sopa detox. “Ricos em ácido fólico, betacaroteno, vitaminas A e C, magnésio, cálcio e ferro, esses vegetais melhoram o funcionamento do fígado, que passa a eliminar as toxinas de maneira mais eficiente”, explica a nutricionista Vanessa Suzuki, especializada em nutrição clínica e estética, de São Paulo.
 
Inhame, batata-doce e outras raízes se encarregam de deixar a sopa encorpada e, assim, valer por um prato único. São ingredientes que saciam a fome sem elevar os níveis de glicose no sangue – mecanismo que evita picos do hormônio insulina, que, em excesso no organismo, faz você estocar gordurinhas. Já as sementes (chia, linhaça, gergelim), os grãos e as leguminosas (ervilha, grão-de-bico) são fonte de proteína magra e gordura boa – substâncias que também contribuem para manter a medida da cintura enxuta.

Faxina completa

Para conseguir um resultado melhor, é importante combinar a sopa detox a um cardápio sem produtos muito refinados e com excesso de sal, açúcar, gorduras ruins e aditivos, além de bebidas alcoólicas. No lugar disso, a nutricionista Vanessa Suzuki colocou alimentos repletos de componentes antioxidantes, como as frutas e as verduras. Carnes brancas, sementes, grãos e leguminosas, além de carboidratos integrais, também são permitidos no processo de desintoxicação. Capriche também na hidratação – além de oito copos de água por dia, você pode beber chás (claro, sem açúcar) e sucos naturais (o verde tem efeito detox!). “Em poucos dias, já é possível perceber os efeitos da dieta, em especial a redução do inchaço na barriga e a sensação de leveza e bem-estar”, diz Vanessa. O cardápio pode ser seguido por uma semana, pois oferece todos os nutrientes de que você necessita. E pode ser repetido duas ou três vezes por ano para promover uma nova faxina no organismo, mantendo-o funcionando a todo vapor, Assim, você queima as gordurinhas mais facilmente.

Dieta da sopa detox seca até 2 quilos em 7 dias

Sopa de batata-doce e lentilha

Ingredientes
· 1 col. (sopa) de azeite extravirgem
· 1 ½ dente de alho amassado
· 1 cebola pequena ralada
· 2 xíc. (chá) de batata-doce em cubos
· 1 abobrinha em cubos
· 3 xíc. (chá) de lentilha cozida
· 1 xíc. (chá) de salsa picada
· Sal e cúrcuma a gosto
· Água fervente
· 1 xíc. (chá) de agrião picado
· 1 col. (chá) de castanha-do-pará picada

Modo de fazer
Em uma panela funda, aqueça o azeite e refogue o alho, a cebola, a batata-doce e a abobrinha. Adicione água fervente até cobrir os legumes e, assim que eles estiverem al dente, retire do fogo e deixe amornar. Bata no liquidificador e volte para a panela. Coloque a lentilha, a salsa, sal e cúrcuma, deixe aquecer e sirva. Acrescente o agrião e polvilhe com a castanha.

Rende: 3 porções
Calorias por porção: 285

Sopa de abóbora, grão-de-bico e couve

Ingredientes
· 1 col. (sopa) de azeite
· 1 ½ dente de alho amassado
· 1 cebola roxa pequena ralada
· 3 xíc. (chá) de abóbora em cubos
· 3 xíc. (chá) de chuchu em cubos
· 1 col. (sopa) de ervas finas (alecrim, tomilho, sálvia, manjericão)
· Água fervente
· 3 xíc. (chá) de grão-de-bico cozido
· Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
· 1 xíc. (chá) de couve-manteiga em tiras finas
· 1 col. (café) de semente de chia triturada
· 1 col. (chá) de amêndoas em lascas (opcional)

Modo de fazer
Em uma panela funda, aqueça o azeite e refogue o alho, a cebola, a abóbora, o chuchu e as ervas. Adicione água fervente até cobrir os legumes e, assim que eles estiverem al dente, retire do fogo e espere amornar. Bata no liquidificador e volte para a panela. Coloque o grão-de-bico, sal, pimenta e noz-moscada, deixe aquecer e sirva. Acrescente a couve e polvilhe com a chia e a amêndoa (opcional).

Rende: 3 porções
Calorias por porção: 275

Sopa de mandioca e brócolis

Ingredientes
· 1 col. (sopa) de azeite
· 1 ½ dente de alho amassado
· 1 cebola pequena ralada
· 4 pedaços médios de mandioca
· 1 brócolis americano pequeno, separado em buquês
· 2 col. (sopa) de salsa picada
· Água fervente
· Sal, pimenta rosa, linhaça triturada e gergelim preto a gosto
· 1 xíc. (chá) de tofu em cubos

Modo de fazer
Em uma panela funda, aqueça parte do azeite e refogue o alho, a cebola, a mandioca, o brócolis e a salsa. Cubra os legumes com água e cozinhe al dente. Deixe amornar e bata no liquidificador. Adicione sal e volte a aquecer. Em uma frigideira, aqueça o restante do azeite e grelhe o tofu. Sirva com o tofu e polvilhe com pimenta, linhaça e gergelim.

Rende: 3 porções
Calorias por porção: 280

Sopa de inhame, cenoura e feijão-azuki

Ingredientes
· 1 col. (sopa) de azeite
· 1 ½ dente de alho
· 1 cebola roxa pequena ralada
· 2 xíc. (chá) de inhame em cubos
· 2 xíc. (chá) de cenoura em cubos
· 2 col. (sopa) de salsa picada
· Água fervente
· Sal a gosto e nozes trituradas
· 3 xíc. (chá) de feijão-azuki cozido

Modo de fazer
Em uma panela funda, aqueça o azeite e refogue o alho, a cebola, o inhame, a cenoura e a salsa. Cubra os legumes com água e cozinhe al dente. Deixe amornar e bata no liquidificador. Adicione sal e volte a aquecer. Sirva com o feijão-azuki e polvilhe com nozes.

Rende: 3 porções
Calorias por porção: 285

Sopa de inhame, legumes e ervilha

Ingredientes
· 1 col. (sopa) de azeite
· 1 cebola pequena ralada
· 1 ½ dente de alho amassado
· 2 tomates sem pele em cubos
· 2 inhames médios em cubos
· 2 cenouras médias em cubos
· 1 xíc. (chá) de abobrinha em cubos
· 2 col. (sopa) de manjericão fresco
· Água fervente
· 2 xíc. (chá) de ervilha fresca (pode ser congelada)
· 2 xíc. (chá) de rúcula picada
· Pimenta rosa, linhaça triturada e gergelim branco a gosto

Modo de fazer
Em uma panela funda, aqueça metade do azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente o tomate, o inhame, a cenoura, a abobrinha e o manjericão e refogue por mais alguns minutos. Adicione água fervente até cobrir os legumes e, assim que eles estiverem al dente, retire do fogo e espere amornar. Bata no liquidificador e reserve. Na mesma panela, refogue a ervilha com o restante do azeite e junte os legumes batidos. Acrescente sal e deixe ferver por 2 minutos. Sirva com a rúcula e polvilhe com pimenta, linhaça e gergelim.

Rende: 3 porções
Calorias por porção: 265

Dieta da sopa detox seca até 2 quilos em 7 dias

O cardápio da dieta

Café da manhã

Opção 1: 1 xíc. (chá) de cacau em pó com leite semidesnatado + 1 torrada integral + 1 col. (sopa) de queijo cottage + 1 col. (chá) de geleia sem açúcar

Opção 2: 1 xíc. (chá) de café com leite semidesnatado + 1 fatia de pão integral + 1 fatia de queijo branco + 1 fio de mel

Opção 3: 2 xíc. (chá) de mingau de aveia com leite semidesnatado, uva-passa, mel e canela

Opção 4: Chá de camomila com capim-limão + 5 minicookies integrais sem glúten

Opção 5: 1 xíc. (chá) de café com leite semidesnatado + 1 fatia de pão integral com 1 col. (sopa) de queijo cottage e 1 fio de azeite

Lanche da manhã

Opção 1: 1 rodela de abacate com cacau em pó e 1 fio de mel

Opção 2: 1 taça de frutas vermelhas (morango, uva, cereja ou ameixa)

Opção 3: 1 xíc. (chá) de frutas variadas picadas com 1 col. (chá) de linhaça triturada

Opção 4: 1 barra de frutas secas e sementes sem açúcar

Opção 5: 1 pote de iogurte natural desnatado com 3 morangos picados

Almoço

Opção 1: 1 concha pequena de caldo de legumes + 1 col. (servir) de arroz integral + 1 concha pequena de feijão + 2 col. (sopa) de couve-flor refogada com ervas + 1 filé médio de peixe grelhado + 1 porção de fruta (mamão, melão ou melancia)

Opção 2: Salada de folhas verdes à vontade + 2 col. (sopa) de mandioca cozida + 4 col. (sopa) de legumes grelhados + 1 filé médio de carne magra (maminha, alcatra) grelhado + 1 fatia de abacaxi com hortelã e raspas de limão

Opção 3: Salada de folhas verdes à vontade + 1 col. (servir) de arroz integral + 1 concha pequena de feijão + 2 col. (sopa) de beterraba cozida + 1 col. (sopa) de grão-de-bico (ou soja) cozido + 1 pedaço médio de omelete + 1 taça de frutas vermelhas

Opção 4: 1 concha pequena de creme de ervilhas + 1 col. (servir) de macarrão tipo penne com molho de tomate + 4 col. (sopa) de brócolis refogado + 1 pedaço médio de frango assado + 1 taça de salada de frutas

Opção 5: Salada de folhas verdes à vontade + 2 col. (sopa) de batata assada com ervas + 2 col. (sopa) de legumes (abobrinha, berinjela, cenoura) grelhados + 2 col. (sopa) de feijão branco cozido + 1 filé médio de peixe assado ou grelhado + 1/2 papaia com gotas de limão

Lanche da tarde

Opção 1: 1 pote de iogurte natural desnatado com 1 castanha-do-pará (ou 3 castanhas de caju) picadas

Opção 2: 2 torradas integrais sem glúten – cada uma com 1 col. (sopa) de queijo cottage e 1 col. (chá) de mel (ou geleia sem açúcar)

Opção 3: Mix de frutas secas: 1 damasco + 1 ameixa + 1 castanha-do-pará + 3 amêndoas

Opção 4: 1 barra de frutas secas e sementes sem açúcar

Opção 5: 1 porção (30 g) de chocolate com 70% cacau + 1 castanha-do-pará

Jantar

1 prato (fundo) de sopa detox

*Tempero para a salada: 1 col. (chá) de azeite extravirgem, pouco sal, aceto balsâmico (ou limão) e ervas frescas (salsa, orégano, tomilho)

*Mel, adoçante à base de sucralose ou estévia: opções para adoçar as bebidas, se necessário.

*Sopas detox: você pode prepará-las com antecedência e congelar em porções individuais, deixando para acrescentar as verduras, os grãos e as sementes na hora de consumir.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Sopinhas detox. Dois benefícios pelo menos. rsrs. Gostei do cardápio, parece bem simples. E, como dia aquela apresentadora, você pode substituir algumas receitas por essas aqui. Vai que não tem um ingrediente que te agrada, ne?

    Curtir