Continua após publicidade

Estes 4 hábitos estão fazendo você comer mais do que deveria

Erros simples fazem com que você exagere nas calorias sem nem perceber

Por Caroline Randmer
Atualizado em 21 out 2024, 17h45 - Publicado em 22 fev 2017, 18h01
Mulher negra na cozinha comendo uma sobremesa
 (Ondine32/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Você almoça na mesa de trabalho

Realizar uma refeição em frente ao computador num dia corrido não é motivo de orgulho. Você pode até economizar minutos preciosos para resolver as pendências do trabalho, mas será que vale a pena cultivar o costume quando é a cintura (e sua saúde) que está em jogo? O hábito acaba programando nosso cérebro para ter fome quando realizamos atividades rotineiras no escritório, como responder a e-mails ou analisar relatórios. Para fugir dessa furada no dia em que você não conseguir sair para almoçar, tente comer longe do computador – seja em outra mesa ou virada de costas para a tela.

Você está comendo enquanto assiste à TV

Sentar no sofá e aproveitar para tirar o atraso daquela série que você começou e parou de ver no Netflix enquanto belisca um petisco ou realiza uma refeição é uma armadilha e tanto. Comer em frente à telinha aumenta tanto o número de calorias ingeridas quanto as escolhas nada saudáveis que fazemos. “Alimentar-se na frente da TV pode fazer com que a pessoa ingira até 50% a mais”, Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Para solucionar o problema, faça suas refeições afastada da televisão e de preferência em uma mesa – e não na cama ou no sofá.

Leia mais: Lanche entre as refeições: os erros que você comete sem perceber

Você conversa enquanto come

Isso acontece muito naqueles encontros com as amigas. Aí, você acaba exagerando no prato sem nem perceber – e quando se dá conta, acha que já é tarde demais e decide que, como só vai voltar para a dieta no dia seguinte, pode continuar comendo a noite toda. Para quebrar o círculo vicioso, analise sua fome antes de sentar-se à mesa e defina metas para evitar a situação. Por exemplo: se pedir um sanduíche, divida-o ao meio e, depois de ingerir a primeira metade, pergunte-se se ainda está com fome.

Continua após a publicidade

Você bebe enquanto dirige

Sair de casa carregando consigo um café, suco ou refrigerante para consumir no carro pode ser mais prejudicial do que você imagina. Isso porque o hábito acaba se tornando automático. É preciso ficar atenta a todas opções alimentícias do dia, inclusive as bebidas – muitas delas são cheias de açúcar. Prefira opções livre da substância e tente apreciar o que está ingerindo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.