Fritar os legumes no azeite extravirgem é melhor do que cozinhar, diz estudo

Sim, este novo estudo promete fazer com que você mude (completamente!) os seus conceitos sobre fritura

Se você é da turma que aboliu a fritura do cardápio, nós temos uma notícia importante: um novo estudo, realizado na Espanha, revela que fritar os vegetais no azeite extravirgem é mais saudável que cozinha-los. Isso acontece porque o azeite aumenta a capacidade antioxidante de certos alimentos. O que, em longo prazo, ajuda a prevenir doenças como câncer, diabetes e perda de visão.

O objetivo da pesquisa foi analisar os efeitos de vários métodos utilizados no preparo dos alimentos. Os pesquisadores descobriram que legumes como batata, tomate, abóbora e berinjela têm suas propriedades benéficas amplificadas, quando fritas no azeite – mais até do que quando cozido em água.

Para Cristina Samaniego Sanchez, co-autora e professora da Universidade de Granada, a fritura é o método que produz os maiores aumentos associados na fração fenólica, o que significa uma melhoria no processo de cozimento. Contudo, vale ressaltar que, apesar de potencializar alguns alimentos, isso não significa que as comidas são menos calóricas.  Os resultados foram publicados na revista científica Food Chemistry.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. É sabido e comprovado que não se pode usar óleo extravirgem em alta temperatura, pois ele perde as características químicas boas e gera radicais livres. Então, seria possível fritar legumes em baixa temperatura?

    Curtir