Os 10 hábitos mais eficazes para acelerar o metabolismo

Algumas atitudes têm o poder de deixar o processo de emagrecimento mais rápido. Fizemos uma seleção dos mais eficientes para você apostar já!

Quando a combo dieta e exercício já não está rendendo resultados na balança, é hora de prestar atenção no seu metabolismo. O fato é que alguns hábitos têm o poder de acelerar esse processo e outros de deixá-lo mais lento. Selecionamos o caminho certo para você trilhar e queimar calorias como nunca!

1. Exercício de força
A musculação aumenta a queima de calorias, mesmo horas após o treino. Por isso, esse tipo de exercício é, de longe, a melhor opção para acelerar o metabolismo. Quando você exercita seus músculos ao máximo, eles têm que trabalhar dobrado para se reconstruir e, com isso, queimar mais calorias. E mais: um estudo publicado no Journal of Translational Medicine revelou que as pessoas que praticam treino de alta intensidade usando pesos, ​durante intervalos curtos, aumentam a atividade metabólica. Isso faz com o que o organismo queime 452 calorias nas próximas 24 horas.

2. Durma bem
Uma péssima noite de sono diminui o ritmo do seu metabolismo na manhã seguinte. Isso faz com que o seu organismo gaste 20% menos energia em tarefas como respiração e digestão. Essa foi a conclusão do estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition.

3. Aposte na proteína
Alimentos ricos em proteínas e pobre em gorduras, como peito de frango ou peixe, faz o organismo gastar mais energia no processo de digestão. Com isso, você ganha um metabolismo mais acelerado. Bônus: os músculos ficam mais fortes.

4. Consuma cafeína
Estudos mostram que uma xícara de café pela manhã pode impulsionar o seu metabolismo. O motivo? A cafeína aumenta a frequência cardíaca e coloca o corpo em estado de alerta. Assim, o seu metabolismo começa a queimar calorias para atender a estas demandas de energia.

5. Aposte, sim, nos laticínios!
De acordo com um estudo publicado na Sociedade Americana De Nutrição, mulheres que consumiram produtos lácteos de três a quatro vezes por dia, perderam 70 % mais gordura corporal do que aquelas que cortaram o alimento da dieta. Mas como isso funciona exatamente? Queijos e leites são alimentos ricos em cálcio e queimadores de gordura, o que ajuda a manter a massa magra e o metabolismo potente.

6. Adote o chá verde
Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition acompanhou dois grupos de gordinhos. Os dois seguiram um cardápio de baixa caloria. Mas só o primeiro bebeu de seis a oito xícaras de chá verde por dia. No final do estudo, esses pacientes queimaram 4% a mais de gordura do que o grupo que passou longe da erva. A explicação é que a bebida tem ação lipolítica (quebra de gordura), acelera o metabolismo, desintoxica e facilita a digestão.

7. Inclua a pimenta no cardápio
Um estudo no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que a pimenta vermelha pode aumentar a taxa metabólica de repouso (gasto energético médio que uma pessoa apresenta sem realizar nenhuma atividade) por cerca de 50 calorias por dia.

8. Faça pequenos lanches ao longo do dia
Apostar nos lanches saudáveis faz com que o seu metabolismo fique sempre ativo, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, aumenta a sua energia e evita o consumo excessivo nas refeições.

9. Não pule o café da manhã
Pesquisas comprovam que começar o dia em jejum obriga o organismo a economizar combustível. Resultado: o gasto calórico cai e fica mais difícil eliminar as gordurinhas. Já o hábito de tomar o café da manhã acelera o metabolismo, ou seja, o organismo passa a queimar mais calorias. Animada? Pois saiba que o cereal matinal tem se mostrado um dos maiores aliados na missão de enxugar medidas.

10. Consuma vitamina B12
A famosa vitamina, encontrada na gema do ovo e também em cápsulas, fornece energia ao organismo, diminui os níveis de gordura e ajuda na contração muscular.  

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s