Por que você não pode comer como aos 20 anos

A extrapolada do fim de semana parece provocar um estrago na balança maior do que quando era mais jovem? Descubra de quem é culpa

Antes dos 20 anos, provavelmente, você podia comer sua pizza preferida no fim de semana que ao retomar a dieta na segunda o manequim voltava ao normal. Já, agora, o ponteiro da balança parece não responder com tanta facilidade… Sim, é tudo culpa do metabolismo, que ao longo dos anos desacelera e deixa as gordurinhas na região da cintura acentuadas. De acordo com o Conselho Americano de Exercício, a sua taxa metabólica basal cai cerca de 2% por década. Calma, nós explicamos o que muda ao longo dos anos e entregamos os truques para você reverter a situação.

Aos 20 e poucos anos…
Queimar calorias nessa fase é mais fácil porque a sua taxa metabólica basal é alta. Além disso, existem dois fatores que também podem influenciar: genética e atividade física. Mas, esse ritmo frenético não se mantém por muito tempo. E o efeito é sentido na balança: você consome os mesmos alimentos, mas os quilinhos demoram a desaparecer. Por isso, investir nos exercícios de força (musculação e funcional) pode ser uma ótima forma de manter o metabolismo em alta, ganhar músculos e evitar o acúmulo de gordura abdominal. 

Aos 30 anos…
A partir dessa fase, você começa a perder músculo e a capacidade natural de queima de calorias fica mais lenta. Isso acontece porque o seu organismo já não produz a mesma quantidade de hormônios. No entanto, se você apostar nos exercícios de força (musculação) vai ganhar músculos e aumentar a produção do hormônio do crescimento, mesmo depois de grandinha.

Aos 40 anos…
Nessa etapa, os níveis de estrogênio, progesterona e hormônio do crescimento (GH) começam a cair. E o mesmo acontece com o seu metabolismo. Isso significa que, para manter o mesmo peso, você terá que diminuir a sua ingestão calórica diária e investir pesado nos exercícios. Sim, praticar atividade física é importante em todas as idades, mas é justamente quando atingimos a casa dos 40, que o corpo começa a perder massa muscular. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s