Quinoa: tudo sobre o carboidrato que você deve incluir na dieta

Acelerar o metabolismo e ser rica em proteínas são apenas duas das muitas vantagens que o alimento acrescenta na dieta

Já faz mais de uma década que a quinoa (ou quinua) começou a dar as caras nos empórios cerealistas e provavelmente no seu cardápio pós-consulta com a nutricionista. A verdade é que, mesmo após tantos anos, o cereal dos Andes continua com a bola toda. Mas o fato de ser um carboidrato com alto nível proteico, ainda pode deixar dúvidas sobre o que o superalimento faz pelo seu corpo.

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Abaixo, uma lista de todos os benefícios contidos no grãozinho:

1. Carboidrato de baixo índice glicêmico. Para quem segue uma dieta low-carb, o cereal deve ser o primeiro da lista no menu. O baixo índice glicêmico faz com que ele demore para ser transformado em açúcar no sangue, o que evita uma superprodução de insulina – hormônio responsável pelo estoque de gorduras.

2. Proteína de alto valor biológico. Cada grão de quinoa contém 20 aminoácidos (componentes da proteína), diferentes. Entre eles, a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção pelo organismo – raridade entre alimentos que não são de origem animal. Outra vantagem é ser livre da gordura saturada das carnes, que, em excesso, prejudica o coração.

3. Acelera o metabolismo. Por ser um alimento facilmente digerido pelo corpo, você pode recorrer a ele para recuperar e manter os músculos após um exercício – isso faz com que o metabolismo seja acelerado e ocorra a queima calórica.

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4. Superalimento para vegetarianas. Ok, a quinoa não tem a mesma quantidade de ferro que a carne. Porém, ganha de qualquer outro cereal também nesse quesito. Em cada 100 gramas, são 10,9 miligramas do mineral, que combate a anemia e garante pique. “Essa é uma ótima notícia para quem come pouca (ou nenhuma) carne vermelha”, afirma a nutricionista Heloísa Guarita, da Clínica RGNutri, em São Paulo.

5. Cheia de nutrientes. Além de não ter a gordura saturada encontrada nos cortes bovinos e suínos, ela vem com o benefício oposto: tem ômega-3, gordura boa que limpa as artérias. Ela também é glúten free e uma fonte de proteína de baixa calorias (75 calorias por colher de sopa). O mix de fibras e vitaminas (C, E e especialmente as do complexo B) completa a valiosa ficha nutricional da quinoa, considerada pela Food and Agriculture Organization (FAO) o melhor e mais completo alimento de origem vegetal.

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  1. Ah, essa tal de quinoa (quinua) é relamente muito boa, depois que passamos a usar nos nossos cardápios aqui em casa muita coisa mudou… e pra melhor.
    Estamos fazendo algumas substituições, incluindo no lugar de outros cereais e muito mais, dá pra fazer muita coisa.
    Pra quem ficou curioso e quer conhecer mais sobre a dieta da proteína que estamos fazendo aqui em casa (com algumas boas alterações) segue o link do nosso site.

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  2. Penelope Penteados

    Não era muito de acreditar na Quinoa. Sempre me pareceu a “modinha” da vez. Aí, pessoas conhecidas minhas começaram a me dar feedbacks positivos (o que ainda seria característica da “modinha”) ao longo do tempo (o que vai descaracterizando ser “modinha”). Um dia resolvi tentar, principalmente porque estava entrando numa dieta low carb, e tudo mudou. Hoje estou no #teamquinoa rsrs. É realmente uma adição excelente no cardápio e passei de descrente a incentivadora. Como pode ver no meu site sobre carboidratos, agora tem a quinoa.

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  3. Un articulo buenísimo con muy buenas recomendaciones que yo mismo voy a
    aplicar y así en unos días les podré explicar como ha ido mi experiencia y compartirla con todos.
    Aun es posible que tarde unos días en venir a dejar mis
    dudas le voy a mantener notificado seguro de las ventajas que voy ensayando día a día tal como las posibles dudas o bien mejoras que
    podamos plasmar para hacer más rico este contenido.

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