Uma dica para cada dia da semana para emagrecer

Siga este calendário motivacional para mudar seus hábitos com mais facilidade

Por Caroline Randmer 31 out 2016, 19h00

Segunda-feira: comece a dieta

É cientificamente comprovado: o primeiro dia da semana é mesmo o mais indicado para adaptarmos o cardápio. De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, as segundas carregam com elas um efeito de novo começo. Ou seja, esse dia tem o poder de nos fazer sentir mais capazes e motivadas a mudar certos hábitos que não estão nos satisfazendo. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram os dias em que os participantes mais pesquisavam sobre tópicos como dieta e fitness, os dias da semana em que iam à academia e o comportamento deles em sites motivacionais. E o resultado não deixou dúvidas: segunda-feira é, de fato, quando as pessoas estão mais ligadas na ideia de emagrecer.

Terça-feira: use a internet como inspiração

As buscas por termos saudáveis disparam nos dois primeiros dias da semana – é o que diz uma pesquisa da Universidade Estadual de San Diego, também nos Estados Unidos. Entre nessa onda e aproveite a terça-feira para procurar por novas técnicas para turbinar a perda de peso ou receitas magras inusitadas. Uma boa opção é salvar o endereço de suas páginas preferidas e visitá-las uma vez por semana em busca de novidades.

Leia também: Dieta detox: você mais magra em uma semana

Quarta-feira: use a balança a seu favor

É bem capaz que a sua animação já não seja mais a mesma depois de dois dias andando na linha. Então tire a quarta-feira para se pesar e começar um registro do seu progresso. O meio da semana é quando o peso tende a se aproximar do seu real valor – assim você não desanima com as oscilações causadas pelo fim de semana. Vale também ir ao mercado e escolher algumas verduras novas para dar graça aos pratos dos dias que estão por vir.

Quinta-feira: vá malhar

Uma pesquisa realizada pela universidade americana Johns Hopkins descobriu que as idas à academia tendem a diminuir a partir de quinta-feira. Mas você não precisa fazer parte dessa turma. Resista! Lembre-se que sexta-feira está chegando e você provavelmente vai escolher fazer outra coisa a sair de casa para malhar. Daí a importância de não pular o treino na quinta. Se precisar de motivação, chame uma amiga para ir com você.

Continua após a publicidade

Sexta-feira: vista seu jeans skinny

Esse dia tão esperado acabou de ganhar mais um motivo para ser adorado: sexta de manhã é o período da semana em que você está mais magra, pelo menos de acordo com um estudo da Universidade Cornell, nos Estados Unidos. Para comemorar, tire do armário aquele seu jeans skinny e desfile por aí sentindo-se magra e ainda mais disposta a continuar com o plano de emagrecimento.

Sábado: abra uma exceção

O fim de semana chegou e, com ele, as indulgências. Um estudo publicado no jornal americano Obesity comprovou que as pessoas consomem 236 calorias a mais no sábado do que em qualquer outro dia da semana. Mas saiba que não é isso que vai comprometer sua perda de peso. Uma escorregada aqui e ali é normal. O que não pode é exagerar o dia todo. A dica é balancear as escolhas: se almoçar um prato mais pesado, compense no jantar e vice-e-versa.

Saiba mais: 6 táticas para a sua dieta sobreviver ao fim de semana

Domingo: mexa-se

Dia da preguiça? Nada disso. Saia de casa e movimente-se. Mas não se preocupe com a intensidade – não vamos recomendar que você vá até a academia correr por algumas horas em pleno domingo. A ideia é que você apenas não fique parada. Vale dar um mergulho na piscina ou até uma volta no shopping. Assim você termina a semana entrando no ritmo para o dia seguinte e começa a segunda-feira renovada e sem pensar em desistir.

Continua após a publicidade
Publicidade