Vigilantes do Peso é eleita a melhor dieta para emagrecer rápido
A constatação é de um relatório americano que elenca os melhores programas alimentares para serem seguidos
Nesta quarta-feira (4), a empresa de comunicação americana U.S. News & World Report divulgou a sétima edição do Ranking das Melhores Dietas. O documento aponta quais planos alimentares são mais fáceis de seguir, os que promovem perda de peso no curto e no longo prazo, aqueles de alto valor nutricional, os que previnem diabetes e doenças cardiovasculares e os que são mais seguros.
Em 2017, um dos grandes destaques do ranking é o programa Vigilantes do Peso, que ficou em primeiro lugar nas categorias Melhores Dietas para Emagrecer, Melhores Dietas de Perda de Peso Rápido, Dietas Mais Fáceis de Seguir e Melhores Planos Alimentares Comerciais. O modelo ainda ficou em quarto lugar na lista de Melhores Dietas em Geral.
Leia mais: A nova dieta dos Vigilantes do Peso
Segundo a U.S. News & World, tamanho protagonismo se deve a um novo plano alimentar do Vigilantes do Peso, o +leve. Lançado no fim de 2015, o programa engloba dois sistemas: o ProPontos, em que os pontos de um alimento são calculados de acordo com o valor nutricional dele (e não só as calorias); e o Express, que valoriza os chamados alimentos plenos, ou seja, ingredientes de todos os grupos alimentares que se destacam por promover mais saciedade. Quem estiver seguindo o método também pode comparecer às reuniões mensais do Vigilantes ou receber orientação por e-mail.
Por dentro do programa
O Vigilantes do Peso faz parte de uma organização mundial criada nos Estados Unidos nos anos 60, a Weight Watchers. Para emagrecer de forma saudável, os participantes se baseiam em um esquema de pontos atribuídos de acordo com a quantidade de proteínas, carboidratos, gorduras e fibras de cada alimento.
Entenda: Dietas ideais para emagrecer, blindar o coração e evitar diabete
Os ingredientes mais ricos em termos nutricionais valem menos pontos, ou seja, devem ser consumidos com mais frequência; já aqueles que acumulam calorias vazias, contabilizam mais pontuações, então, é melhor maneirar – mas nada está proibido!
Os adeptos desse plano alimentar aprendem a preparar receitas saudáveis e são incentivados a praticar atividade física. Inclusive, foi lançado, em 2015, o sistema FitPoints, que calcula os pontos conquistados a partir de exercícios.
As reuniões presenciais são outro importante pilar do método. Todas as semanas, orientadoras treinadas – que emagreceram e aprenderam a manter o peso saudável com o Vigilantes do Peso – conduzem conversas para informar e apoiar os associados no processo de emagrecimento ou manutenção da meta de peso. No Brasil, há grupos em 11 estados e no Distrito Federal.