Top dietas para perda de peso definitivo

Novo estudo mostra os Melhores Planos de dieta para perda durável de peso

Por Mai Dornelles (colaboradora) - Atualizado em 27 out 2016, 21h48 - Publicado em 24 nov 2015, 19h09

Dietas da sopa, da proteína, da lua… Quantos tipos você já testou?  A cada nova tentativa, uma felicidade momentânea e depois a frustração de ganhar de volta o peso perdido e, às vezes, até engordar mais. Mas, há luz no fim do túnel. Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins analisaram os populares programas de perda de peso (NutriSystem, Vigilantes do Peso, dieta de Atkins) para determinar quais os fatores que ajudam as pessoas a eliminar de vez os quilinhos extra.

A pesquisa selecionou 4.200 estudos e descobriu que apenas alguns programas alimentares funcionam. Os tops no ranking? As dietas Jenny Craig e Vigilantes do Peso foram as únicas em que os participantes perderam mais peso após um ano. A média foi entre quatro a oito quilos, respectivamente, comparada aos outros métodos de emagrecimento.

Os pesquisadores também descobriram que somente 11 das 32 dietas mais populares foram estudadas cientificamente. O plano alimentar NutriSystem, por exemplo, mostrou mais resultado após três meses de aconselhamento nutricional individualizado. Dietas mais promissoras? As de alto teor de gordura e baixo consumo de carboidratos, como a de Atkins, ajudaram a perder mais peso ao longo de um ano com acompanhamento nutricional. A DASH também entra no ranking como uma boa escolha para a perda definitva de peso. 

Os pesquisadores garantem que para conseguir os mesmos resultados dos programas estudados, basta pegar os principais pontos de cada programa e incorporá-los à sua dieta. As reuniões em grupo e as orientações nutricionais são alguns dos itens listados para uma dieta bem sucedida. E mais importante que caber no velho jeans guardado são os benefícios à saúde que vêm como consequência de uma alimentação balanceada e equilibrada. 

 

Continua após a publicidade
Publicidade