5 motivos por trás do ganho de peso durante a menstruação

As mulheres podem ganhar até 2kg durante a período menstrual, descubra alguns fatores que estão relacionados ao ganho de peso durante a menstruação

Por Thieny Moltini Atualizado em 19 abr 2022, 16h00 - Publicado em 3 Maio 2022, 11h09

Provavelmente, você já deve ter percebido um aumento de peso durante o período menstrual. Essa sensação não é achismo não. De fato, as mulheres podem mesmo aumentar os números na balança durante esse intervalo do mês. A seguir, descubra 5 motivos por trás do ganho de peso durante a menstruação

A GENTE GANHA PESO DURANTE A MENSTRUAÇÃO?

De acordo com a médica endocrinologista e diretora da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) Jacqueline Rizzoli, de fato, é esperado um aumento de 0,5 a 2 kg no período “perimenstrual” (de 3 a 4 dias antes até o 2º ou 3º dia da menstruação). 

“Esse “ganho” de peso, geralmente, é por retenção de líquidos. Por isso, você tende a voltar ao peso anterior, após o período menstrual. No entanto, também é possível ganhar peso por consumo excessivo de calorias neste período. Nesse caso, voltar ao peso não será tão fácil”, explica a especialista. 

5 MOTIVOS POR TRÁS DO GANHO DE PESO DURANTE A MENSTRUAÇÃO

Descubra 5 motivos por trás do ganho de peso durante a menstruação, segundo a endocrinologista Jacqueline Rizzoli.

1

Retenção de líquidos

É comum ouvir mulheres reclamando de inchaço durante o ciclo menstrual, isso acontece por conta da retenção de líquidos nesse período. 

“Quando níveis elevados de hormônios reprodutivos femininos, estrogênio e progesterona, alteram o ponto de ajuste do corpo para o sódio há mais retenção de líquidos. Isso pode ser mais intenso na fase final do ciclo, quando o estradiol e os níveis de progesterona são mais altos”, aponta a especialista

2

Aumento da fome

Durante a segunda metade do ciclo menstrual, após a ovulação, o nível de progesterona se eleva, aumentando o apetite e, consequentemente, fazendo com que você coma mais. 

Resultado: se o consumo de alimentos for excessivo, persistente e não for compensado pelo aumento de atividade física, pode haver o ganho de peso progressivo.

Imagem ilustrativa
Cottonbro/Pexels
3
Continua após a publicidade

Tensão pré-menstrual (TPM)

Muitas mulheres passam pela tensão pré-menstrual (TPM), de maneira mais ou menos intensa. Para elas, por volta de 7 a 10 dias antes do sangramento menstrual, é comum sentir inchaço, desejo por comida, depressão, ansiedade, irritabilidade, piora do sono, entre outros sintomas. 

“Acredita-se que a TPM é causada, ao menos em parte, por alterações cíclicas na serotonina, um neurotransmissor muito importante para o funcionamento cerebral. Para algumas mulheres, esses sintomas de humor também podem levar ao aumento da ingestão de alimentos”, comenta Jacqueline Rizzoli.

De acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, cerca de 3 a 8% das mulheres podem experimentar uma forma grave de TPM conhecida como transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM). “Nesses casos, é importante acompanhamento médico para que seja feito o tratamento adequado, a fim de amenizar os sintomas”, orienta a médica. 

4

Constipação intestinal

Mais um motivo para o ganho de peso durante a menstruação: o período menstrual pode afetar o funcionamento intestinal, causando constipação.  

“A progesterona provoca um relaxamento dos músculos, levando a uma redução da mobilidade gastrointestinal, o que pode resultar em inchaço e constipação em algumas mulheres”, explica a diretora da ABESO. 

Imagem ilustrativa
Polina Zimmerman/Pexels
5

Redução da atividade física

Aquela preguicinha na hora de treinar durante o período menstrual não é por acaso. Segunda a médica, as alterações hormonais são as culpadas pela sensação de cansaço que acaba causando aquela “preguiça” para se exercitar. 

“As mulheres que sofrem com cólicas menstruais podem ter ainda mais dificuldade de manterem o exercício neste período. Isso é perfeitamente normal. Mas é sempre bom tentar ao máximo realizar alguma atividade física, já que a prática promove bem-estar, atenua sintomas da TPM e reduz a compulsão ambiental”, complementa. 

COMO EVITAR O GANHO DE PESO DURANTE A MENSTRUAÇÃO?

Por mais que alguns quilinhos sejam esperados nesse período, separamos algumas dicas para evitar (pelo menos diminuir) o aumento de peso durante a menstruação, de acordo com a endocrinologista:

  • Reduza o consumo de sal, refrigerantes e alimentos industrializados de 7 a 10 dias antes da menstruação. 
  • Tome bastante água (ao menos 2 litros por dia) e consuma alimentos ricos em fibras (frutas, vegetais, pão integral e arroz integral, por exemplo) para ajudar no funcionamento intestinal e na saciedade .
  • Mantenha a sua rotina de exercícios, adaptando o que for necessário. Costuma fazer musculação mas está indisposta e com cólica? Faça uma caminhada ou tente uma sessão de yoga. Assim, você respeita o seu corpo e ainda garante os benefícios que a prática de atividades físicas promove, como melhora do humor e da qualidade do sono. 

Se os sintomas forem muito intensos, procure a sua ginecologista. Ela poderá entender melhor os seus sintomas e indicar o tratamento mais adequado.

Continua após a publicidade

Publicidade